A varejista faz amanhã, 6 de dezembro, uma oferta pública de ações para amortização de dívidas e aumento de capital de giro.
A Marisa anunciou que fará uma oferta pública e restrita de ações mediante a qual a varejista espera captar R$ 515,62 milhões. As ações serão negociadas a R$ 10 cada uma. O início da oferta será nesta sexta-feira, 6 de dezembro, com prazo até segunda-feira, 9 dezembro. Simultaneamente, a companhia pretende negociar ações também no mercado internacional, em países como os Estados Unidos. Em comunicado ao mercado de investidores, a empresa explicou que os recursos captados serão empregados em duas frentes. Para aumento de capital de giro, além de amortização e pagamento de dívidas.
De acordo com o balanço financeiro do terceiro trimestre de 2019, a dívida da Marisa somava no período R$ 1,37 bilhão. Com o reforço da oferta restrita, o novo capital social da companhia passará a ser de R$ 1,41 bilhão, diz o informe ao mercado. Mas, o valor pode ficar maior, caso a empresa venda também um lote suplementar de ações. Se exercer essa opção, o lote será negociado entre 8 e 13 de janeiro de 2020.
Desde o início de 2019, a Marisa vem operando no vermelho. O prejuízo do terceiro trimestre, que atingiu R$ 75,97 milhões, foi maior que o esperado pelo mercado. E elevou a perda acumulada do ano para R$ 145,13 milhões. Ao longo do trimestre, o esforço foi no sentido de atrair fluxo para as lojas, levando ao aumento das vendas. A receita líquida de julho a setembro foi de R$ 697,48 milhões, 1,6% maior que igual período do ano passado. Em nove meses, a receita totalizou R$ 1,99 bilhão, expansão de 1,4%.
Contudo, o crescimento de receita foi impulsionado por ações promocionais que custaram margem.
ACORDO COM MAGAZINE LUIZA
Até setembro, a Marisa contava com 355 lojas físicas, além do ecommerce. Como parte da estratégia de reação, a companhia firmou acordo pelo qual o Magazine Luiza será responsável pela venda de produtos de tecnologia, como smartphones e acessórios, dentro das lojas da Marisa. De acordo com a varejista de moda, a parceria visa diversificar a oferta de produtos e atrair assim um volume maior de clientes.