Ganho não foi suficiente para compensar as perdas dos primeiros nove meses e a varejista encerra 2015 com prejuízo.
Mesmo sendo 61,86% menor que os ganhos do último trimestre de 2014, o quarto trimestre da Marisa deu lucro líquido de R$ 16,77 milhões, depois de nove meses com perda. Apesar de positivo, o resultado não foi suficiente para compensar o saldo negativo anterior, terminando 2015 com prejuízo líquido de R$ 35,76 milhões. A receita líquida também caiu, mas, menos. Foi 9,6% menor no quarto trimestre, reduzindo para R$ 791 milhões. Em relação a 2014, a queda foi de 5,1%, registrando R$ 3,43 bilhões.
“O quarto trimestre foi um período bastante difícil com perda de fluxo bastante acentuada em nossas lojas, a partir de novembro, o que impactou significativamente as nossas vendas”, afirmou o diretor financeiro da Marisa, Adalberto Santos, em conferência com analistas. Segundo ele, a companhia que estava em um processo gradual de ganho de margem decidiu, no quarto trimestre, preservar a saúde dos estoques, afetando o lucro líquido.
Mediante medidas para melhorar a gestão de estoque, a varejista conseguiu redução de 11% ao longo de 2015, além de registrar geração de caixa recorde de quase R$ 300 milhões. Ao longo do ano, a Marisa tomou decisões importantes, como encerrar a venda por catálogo. Também fechou 12 lojas no último trimestre, ficando com 409 pontos em operação, cinco a menos do que detinha em 2014.
No último trimestre, houve aumento do preço médio dos artigos de 8,1%, porém, queda de volume vendido de 15,7%. Com a nova coleção, de inverno, que começou a chegar às lojas em fevereiro, a companhia pretende compensar a queda de fluxo com mais aumento de preço que, afirma, “será pequeno”. O presidente da varejista Márcio Goldfarb encerrou a conferência com analistas de mercado, dizendo: “Tenho a certeza de que a companhia de hoje é muito mais forte, mais robusta e resiliente do que aquela do final de 2014”.