Relatório da Conversion faz o recorte do segmento com sites de marcas e varejistas especializados.
O volume de visitas às plataformas de comércio eletrônico de moda registra alta de 6,7% em maio em relação a abril. Atinge 141 milhões de acessos, que sustentaram aumento de faturamento de 16,7%, informa o relatório do comércio eletrônico brasileiro, realizado pela consultoria Conversion. Nessa análise, a empresa levanta os 15 maiores ecommerce de moda no mês, cujo movimento corresponde a 70% das visitas aos sites do segmento.
Metade de todos esses acessos está concentrada nos cinco maiores ecommerce de moda do Brasil. Sozinha, a Lojas Renner atrai 16% do total, registrando 22,5 milhões de acessos em maio. No ranking, vem seguida por Dafiti, com participação de 10,7% sobre o total; Enjoei, com 9,3%; C&A, com 7,3%; e Riachuelo, com 7,2%.
Do sexto lugar em diante, a participação varia de 2,5% a 1,1%.
- O relatório da Conversion destaca que a Hering experimentou forte aumento no número de visitas (25,5%) em maio subindo uma posição.
- Sobre maio de 2023 : o número de visitas às plataformas de comércio eletrônico de moda caiu quase 14%. Naquele mês, o levantamento aponta 163,3 milhões de acessos.
UNIVERSO ANALISADO
Para efeito de análise, a Conversion compõe o segmento Moda e Acessórios com 239 sites, de marcas e varejistas especializados.
Do levantamento de maio, a consultoria elabora um ranking com os 15 maiores ecommerce de moda do Brasil.
- Destaque para o brechó online Enjoei em 3º lugar no ranking.
- 15 sites atraem 70% das visitas. Os outros 30% de acessos estão pulverizados entre os demais 224 sites de moda analisados pelo relatório.
- Moda corresponde a 5,6% do total de acessos em maio.
O recorte da categoria não considera a venda de moda pelos marketplaces que operam com múltiplas categorias.
ECOMMERCE NO BRASIL
Conforme o estudo, o ecommerce brasileiro teve 2,5 bilhões de acessos únicos em maio, alta de 5,2% sobre abril atribuída ao movimento gerado pelo Dia das Mães. Deste total, os marketplaces respondem por 1,12 bilhão de acessos, considerados o setor mais importante do ecommerce brasileiro.
Em maio, nesse setor, a plataforma Shopee desbanca a Amazon Brasil e assume o 2º lugar em número de visitas. Amazon cai para a 3ª posição, na frente de OLX e Magalu. O líder é o Mercado Livre com 363 milhões de acessos em maio.
- Juntas, essas 5 plataformas respondem por 40% de todo o tráfego do comércio eletrônico brasileiro.
- Na categoria Importados, o relatório da Conversion analisa 33 sites que vendem mercadorias de fora entregues no Brasil.
- Shein e AliExpress concentram 82% das visitas.