Com a explosão do número de grandes condomínios de lojas no Brasil a partir de 2011, o GBLjeans foi conferir nessa escalada o posicionamento do jeans que é vendido em lojas de departamento; redes monomarcas, pequenas e grandes; e multimarcas.
Em dois anos, o ritmo de abertura de shopping centers no Brasil praticamente triplicou. O país que mantinha a taxa média de dez a 12 inaugurações por ano previa encerrar 2012 com 30 empreendimentos a mais do que tinha em 2011, quando havia 430 centros em operação, de acordo com dados da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). E o ritmo forte promete continuar ao longo de 2013, além de já terem sido anunciados lançamentos para 2014 e 2015.
O GBLjeans foi conferir o papel desempenhado pelas lojas que vendem jeans em grandes condomínios comerciais por todo o Brasil. E o levantamento verificou que a participação é bastante expressiva, como demonstram as análises publicadas nesta nova edição do GBLjeans Especial. Para essa pesquisa, a amostra trabalhou com três grupos de shopping centers: aqueles com as chamadas lojas-âncoras; os com mais de cem lojas e nenhuma âncora; e outros menores, porém, direcionados ao mercado de luxo. Traz o número total de lojas de cada empreendimento em atividade, sendo que em relação às lojas do segmento de roupas foram desconsideradas aquelas vinculadas à moda praia, lingerie, festa e esportiva, corte que permite ter uma visão mais focada do desempenho do jeans.
Completa a pesquisa uma reportagem que mostra o mapa das inaugurações, indicando quando e onde estão previstos os novos empreendimentos, o tamanho de cada um, a importância em PIB e população da cidade onde serão erguidos. E você pode estar se perguntando: e eu com isso? O GBLjeans aponta, ainda, as principais implicações dessa expansão para os diferentes modelos de negócios.