Nos grandes centros comerciais do Brasil, as lojas que têm o jeans como carro-chefe das vendas representam quase 26% do total do segmento de roupas.
Boa parte do jeans que os brasileiros vestem é comprada em lojas de shopping centers. Praticamente todas as lojas que comercializam roupas nesses locais incluem algum jeans no mix de produtos. Mas, desse total, 25,8% representam lojas que têm o jeans como carro-chefe das vendas. Não é pouca coisa, diante da constatação de que do total de 44,1 mil lojas do universo que o GBLjeans avaliou, 20% vendem roupas – classificação que deixou de fora os que comercializam moda praia, lingerie, meias, vestuário para festa e para prática de esportes.
As marcas e as âncoras representam o principal canal de escoamento entre as lojas que vendem muito jeans nos shopping centers, com participação de apenas 2,1% das multimarcas. Representando 9% de todas as marcas de roupas que operam nos shopping centers pesquisados, as monomarcas que vendem muito jeans são o maior canal de vendas, correspondendo a 72,6% das lojas, seguido das âncoras, com 25,3% dos pontos. Quando vão ao varejo, as marcas especializadas em jeans mantém redes robustas.
O levantamento do GBLjeans identificou 34 redes especializadas, tendo a menor dez pontos de venda e a maior, 113 unidades. A maioria mantém redes entre dez e 20 unidades. Embora parte delas venda também para multimarcas, o varejo sustenta a maior fatia do faturamento das empresas que gerem essas marcas. Outras marcas especializadas em jeans aparecem nesse levantamento mantendo uma ou duas lojas, e quase sempre estão relacionadas a empresas que mantêm o pé no varejo para acompanhar o comportamento de consumo, marcar presença em grandes centros, sem intenção de competir com as multimarcas.