Mesmo assim em 2021 o ecommerce ainda representa 6% das portas do varejo físico.
Pesquisa divulgada pelo PayPal estima 290 mil lojas online abertas nos últimos doze meses, desde julho de 2020. Essa expansão leva o Brasil a contar em 2021 com 1,59 milhão de sites de venda ativos. Frente ao número do ano passado, a expansão representa incremento de 22%.
Realizado pela BigDataCorp. desde 2015, o levantamento conclui que apesar do crescimento expressivo, sobretudo no último ano, o ecommerce ainda representa 6% do número de lojas físicas em operação no país. “Tem muito espaço para crescer”, constata Thoran Rodrigues, CEO e fundador da empresa.
A pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro usa a capacidade de processamento da BigDataCorp. que semanalmente visita mais de 32 milhões de sites brasileiros, dos quais são obtidos informações estruturadas e seus links.
O perfil não inclui recorte por categoria de produtos ou atividade. É analisado o comércio eletrônico brasileiro de maneira geral.
Para o PayPal, a expansão observada pela pesquisa indica o esforço dos lojistas para alcançar os consumidores, especialmente entre os pequenos e médios varejistas.
HIGHLIGHTS
No universo dos 20 principais marketplaces do Brasil, a pesquisa do PayPal estima que 372 mil empresas únicas vendem em algum dos sites.
Dessas, 44,80% têm presença no marketplace e operam site próprio.
Dessas, 5% têm presença em mais de 6 marketplaces.
De quase 1,6 milhão de ecommerces, a edição atual da pesquisa calcula que 52,73% têm faturamento estimado de até R$250 mil ao ano. Na edição de 2020, essa faixa correspondia a 48,06%.
O volume de lojas consideradas de médio porte, que recebem entre 10 mil e 500 mil visitantes por mês, cresceu de participação, de 2,5% em 2020 para 9,92% do total em 2021.
Do total de sites de venda do mercado brasileiro, 60,37% adotam meios eletrônicos de pagamento (carteiras virtuais, como o PayPal).