Rede varejista encerrou o ano com 468 unidades e plano de expansão para 2022.

Ao encerrar 2021, a Pernambucanas anunciou que ao longo do ano abriu 56 lojas. Elevou, assim, o tamanho da rede para 468 unidades em operação, das
412 que tinha em 2020. Conforme comunicado da varejista, o CEO da empresa, Sergio Borriello, afirmou que “em 2022, pretendemos ultrapassar o número de lojas abertas desse ano, tendo como foco as regiões norte e nordeste”.Em outubro, durante palestra em evento de jeans, o diretor Fábio Fadel disse que o plano da Pernambucanas seria abrir cem lojas em 2022.
Com as lojas que a Pernambucanas abriu, a rede ganhou capilaridade em 2021. De acordo com a empresa, a expansão contemplou 18 novas lojas no Rio de Janeiro, 12 em São Paulo, seis na Bahia, cinco em Minas Gerais, quatro no Rio Grande do Sul, duas em Pernambuco, duas em Santa Catarina, duas no Tocantins, duas em Espírito Santo, uma em Sergipe, uma no Paraná e uma no Mato Grosso do Sul.
Desde 2017, a varejista abriu 164 lojas com investimento estimado em R$ 700 milhões.
VENDA DIRETA
A Pernambucanas iniciou 2022 com o lançamento de um programa de venda direta batizado de Revendedores Pernambucanas. Segue assim o caminho já trilhado pelas concorrentes Renner, C&A e Marisa.
Por esse programa, clientes atuariam como revenda de produtos e serviços financeiros comercializados pela varejista. São dois modelos de negócios. Em um deles, os revendedores compram os itens diretamente da Pernambucanas, com desconto, e revendem para a rede de contatos. No outro modelo, os vendedores utilizam um catálogo virtual para a divulgação aos seus clientes, que fazem as compras diretamente na Pernambucanas.
Segundo a rede, os ganhos financeiros podem chegar a 15% do valor de venda, dependendo do tipo de produto e volume vendido.
A entrega é responsabilidade da Pernambucanas. Cada revendedor conta com uma loja de apoio da rede, aonde podem retirar os produtos, e ter contanto com o gerente.
“A iniciativa não é apenas a criação de mais um canal de vendas e sim a possibilidade de apoiar o país novamente e contribuir com uma renda extra a tantos que precisam”, declarou Borriello, CEO da Pernambucanas, em comunicado à imprensa.