Varejista está implantando soluções da Serasa Experian que permite a gestão centralizada das informações e do comportamento de risco dos consumidores considerando dados capturados no momento da concessão do crédito.
A Pernambucanas está implantando um sistema da Serasa Experian que permite ofertar crédito aos consumidores de forma individualizada. Um dos objetivos, segundo a varejista, é reduzir o risco de fraude e evitar que os clientes tenham crédito concedido indevidamente em seu nome. O sistema atua de forma integrada, permitindo a gestão centralizada das informações e do comportamento de risco dos consumidores, considerando dados capturados no momento da concessão de crédito e a cada interação dos clientes com a loja. Por meio da plataforma, a varejista é capaz de conhecer melhor o perfil de risco de cada um, aumentando a aprovação de crédito e o limite disponibilizado, podendo praticar taxas de juros e condições de pagamento diferenciadas, conforme políticas da empresa.
Segundo a Serasa, a solução da Pernambucanas permite automatizar análises e promover decisões personalizadas, respeitando o perfil dos consumidores. Os sistemas da Serasa serão utilizadas conjuntamente com as atuais soluções da varejista, com intuito de dar agilidade às aprovações de crédito. O sistema permite ofertas mais assertivas de crédito e ações de relacionamento por meio da identificação dos diferentes perfis de comportamento de risco e, ao mesmo tempo, permite identificar possíveis fraudadores no momento da compra. Segundo o Indicador da Serasa Experian, em 2014 foram registradas mais de 2 milhões de tentativas de fraude, conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito. Isto equivale a uma tentativa de fraude a cada 15,5 segundos no país.