Varejista pertence à holding Arthur Lundgren, dona da financeira Pefisa e do hotel Jatiúca.
Pelo balanço consolidado, a holding Arthur Lundgren, à qual pertence a varejista Pernambucanas, registra prejuízo líquido em 2023 de R$274,5 milhões, depois de dez anos operando no azul. A holding controla ainda a financeira Pefisa e o hotel Jatiúca, que foi colocado à venda no ano passado, além de outros empreendimentos.
A receita líquida da companhia avançou 8% em relação a 2022 para alcançar R$5,1 bilhões em 2023. Parte desse crescimento, a empresa atribui a medidas implementadas pela Pernambucanas para a categoria de vestuário, que registra aumento de participação nos resultados, observa o relatório de resultados.
Entre as iniciativas, o relatório destaca o lançamento em julho da linha Disney Pra Você, produzida sob licença exclusiva da The Walt Disney Company Brazil. A linha conta com peças de vestuário, como camisetas, moletons, jaquetas e jardineiras; itens para casa, como canecas e jogos de cama; e acessórios.
Outra medida de fortalecimento de marca ressaltada pelo relatório foi o contrato com a Via Quatro, operadora da linha 4-amarela do Metrô da cidade de São Paulo, para compra de naming rights. Desde abril de 2023, e por 5 anos, a estação passa a chamar Paulista Pernambucanas.
“Apesar das dificuldades macroeconômicas tivemos um desempenho positivo em vendas, principalmente no vestuário feminino e portáteis quando comparado ao ano anterior”, ressalta o relatório de desempenho.
No quarto trimestre, a receita líquida da Pernambucanas registra crescimento de 7,3%, impulsionado pela alta de faturamento de 25% com a coleção de primavera-verão 2023 do feminino, e de 8% na coleção de outono-inverno.
EXPANSÃO
A Pernambucanas encerrou 2023 com 509 lojas, oito a mais do que operava em 2022. Representa uma desaceleração no projeto de expansão que a rede sustentou entre 2018 e 2022, período durante o qual inaugurou 150 lojas.
foto: divulgação (cápsula assinada pelo estilista Da Silva)