Varejista de moda experimentou crescimento das vendas de julho a setembro, mas em ambiente promocional que afetou a margem.
Até setembro, a Marisa Lojas empenhou-se em atrair fluxo para as lojas. A estratégia funcionou e a varejista de moda experimentou crescimento das vendas de julho a setembro. Mas para levar mais gente até os pontos de venda e ao e-commerce, a companhia se valeu de campanhas promocionais. Isso afetou a margem e o balanço financeiro indica piora no prejuízo líquido. As perdas do terceiro trimestre atingiram R$ 75,97 milhões, que correspondem a 43% acima do prejuízo de R$ 53,08 milhões em igual período do ano passado. O prejuízo foi maior que o esperado pelo mercado.
O desempenho acumulado de janeiro a setembro também mostra a empresa no vermelho, totalizando perda de R$ 145,13 milhões. É superior aos R$ 131,17 milhões acumulados até setembro de 2018. Porém, com menor intensidade das perdas. Ficou 10,6% acima, expõem as demonstrações financeiras publicadas pela companhia. A varejista fechou três lojas no terceiro trimestre, passando a operar com 355 pontos de venda.
A receita líquida de julho a setembro rendeu R$ 697,48 milhões, que correspondem a incremento de 1,6% sobre igual período do ano passado. Em nove meses, a receita totaliza R$ 1,99 bilhão, expansão de 1,4%.
VENDA MAIS SAUDÁVEL
Mesmo considerando os resultados fracos, em teleconferência com analistas de mercado o board da empresa destacou que o balanço dá sinais de melhoria e de que a estratégia de reconquista de clientes funcionou. “Estamos bastante confiantes de que este último trimestre consolida a estratégia. O crescimento de vendas acontece com necessidade menor de conceder margem para isso. A gente vivencia agora venda mais saudável”, afirmou Marcelo Pimentel, presidente da Marisa, aos analistas, comentando sua análise de outubro e o início de novembro.
Como no trimestre passado, ele ressaltou o bom desempenho do ecommerce, que tem atraído às lojas um público com perfil diferente da sua clientela tradicional, especialmente por conta da facilidade de comprar pela internet e retirar na loja. Ainda na área digital, a operação da Marisa no MercadoLivre teve início com cem itens à venda. “E estamos agora com mil SKUs. Está indo bem”, afirmou o executivo na teleconferência.