O Acre planeja inaugurar o primeiro centro comercial do gênero em agosto de 2011, enquanto a unidade de Mato Grosso Sul deverá começar a operar no próximo semestre
Responsáveis por abrigar apenas 48 dos 397 shopping centers do Brasil, as regiões centro-oeste e norte são as últimas no ranking dos centros comerciais do setor, contando com, respectivamente, 36 e 12 unidades. Segundo a previsão de novas aberturas, as regiões contarão com apenas um novo empreendimento cada até o fim de 2011, nos estados do Acre (que inaugura seu primeiro shopping center) e do Mato Grosso do Sul.
REGIÃO CENTRO-OESTE
Com 36 shoppings, a região tem os estados do Distrito Federal e Goiás como os de maior concentração de centros comerciais, contando, respectivamente, com 17 e 11 unidades. Os oito shoppings restantes ficam divididos entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que em 2011 inaugura seu quarto centro comercial do segmento, sendo o terceiro na capital Campo Grande.
MATO GROSSO DO SUL
.: Norte Sul Shopping – Campo Grande
Com área bruta locável de 37.820 metros quadrados, o Norte Sul Shopping será inaugurado no primeiro semestre de 2011, e vai abrigar mais de 210 lojas, além de 1,5 mil vagas de estacionamento. Localizado na avenida Ernesto Geisel, o centro contará com sete salas de cinema e sete lojas âncora.
*População de Campo Grande: 724.524
*PIB de Campo Grande: R$ 6.903.356
REGIÃO NORTE
A região soma, hoje, 12 shoppings, sendo seis deles localizados na Amazônia, três no Pará, dois no Tocantins e um em Rondonia. Amapá e Roraima seguem sem previsões para inaugurar centros do segmento, e o Acre abre seu primeiro shopping no ano que vem.
ACRE
.: Via Verde Shopping – Rio Branco
O primeiro shopping center do estado do Acre será inaugurado em agosto de 2011 com quase 40 mil metros quadrados de área construída e 26.960 de área bruta locável. Localizado na área urbana da capital Rio Branco, o novo empreendimento pretende atingir cerca de 350 mil consumidores em potencial. No total, serão quase 150 lojas, cinco salas de cinema e quase 1,2 mil vagas de estacionamento.
*População de Rio Branco: 290.639
*PIB de Rio Branco: R$ 2.371.307
fotos: divulgação
* Fonte IBGE