Varejista revisa cálculo de itens considerados relevantes, como a linha de jeans.
Para reagir à retração do consumo especialmente enfrentada no segundo trimestre, a Renner ajusta os preços da nova coleção de primavera-verão entre outras medidas adotadas no período. No relatório de resultados do trimestre, a varejista explica que aumentou a oferta de produtos na faixa de entrada de preços. Também reviu cálculo para tornar mais atraentes ao consumidor produtos relevantes, como as linhas de jeans e malha.
“Isto deixa a companhia bem posicionada para a entrada das próximas coleções, com boas perspectivas para o evento de Pais”, garante o relatório.
Em conferência com analistas, a empresa explicou que os ajustes de preços para baixo envolveram a área de desenvolvimento de produtos e negociação com a rede de fornecedores. Conforme o relatório de balanço, cerca de 30% da coleção estão sendo desenvolvidos e comprados dentro da temporada. “Trará maior flexibilidade e acuracidade às demandas dos clientes, bem como velocidade de atuação nas decisões das coleções ao longo dos próximos trimestres”, explica o comunicado.
De acordo com a Renner, as medidas em que ajusta preços para baixo já deram bons resultados em junho e julho, levando a uma expectativa de melhora para o segundo semestre.
RECEITA CAI
Na comparação com o segundo trimestre de 2022, a receita líquida da Renner caiu 3,4% para registrar R$3,5 bilhões. Já no consolidado do primeiro semestre, a receita líquida cresceu 0,60% para R$6,2 bilhões.
O lucro líquido no segundo trimestre encolheu 36,3% quando comparado ao mesmo período do ano passado. Recuou para R$229,7 milhões.
De janeiro a junho, o lucro líquido caiu pela metade, para R$276,4 milhões.
Alguns fatores pressionaram as margens. Temperaturas mais altas reduziram a demanda por roupas de inverno e exigiram ações promocionais da varejista para equilibrar estoque. A empresa aponta ainda fatores macroeconômicos, como inflação acumulada e juros altos. Nem mesmo o Dia das Mães ajudou as vendas do período.
Só a rede Renner contribuiu com R$4,8 bilhões para a receita do primeiro semestre, queda de 5,7% sobre igual período de 2022.
A Youcom participou com outros R$174,6 milhões, em linha com o ano passado. E a Camicado, sustentou R$230,8 milhões, queda de 14,2%.
REDE DE LOJAS
Dona de Renner, Youcom e Camicado, a companhia Lojas Renner atuava com 655 lojas em 30 de junho. São três a mais do que a empresa operava em março.
Conforme o relatório de balanço, no segundo trimestre foram abertas ao todo dez lojas, sendo quatro da bandeira Renner, quatro da Youcom e duas da Ashua. O comunicado não informa, mas no período foram também fechadas lojas, de modo que a Renner manteve o mesmo número de pontos de venda, a despeito das inaugurações, ou 431 pontos de venda; e a Camicado perde uma, ficando com 109 unidades. A Youcom fica com quatro a mais do que tinha em março, registrando 115 operações.
Os investimentos no semestre somaram R$317,3 milhões, dos quais R$235,9 aplicados entre abril e junho.
foto: coleção Ashua (divulgação)