Nas novas coleções de jeans, para adultos e crianças, varejista investiu em estilo atualizado e em denim com mistura de liocel e viscose para dar caimento.
Com o lançamento da coleção da primavera e do preview do verão 2016, a Lojas Renner dá início em julho à primeira entrada da estação, com alguns modelos já à venda. No caso dos adultos, até o fim do verão haverá mais três ou quatro entradas, enquanto para crianças estão previstas outras cinco pequenas coleções. Imprimir estilo atualizado ao jeans da temporada esteve entre as prioridades da equipe de estilo da rede de lojas para a temporada, com a preocupação de estender para a linha a personalidade das diferentes marcas, escapando da linearidade anterior.
O ritmo e a variedade dos futuros lançamentos dependem da aceitação do público às novidades apresentadas. Baseada nessa premissa, a equipe de estilo evita falar em quantidade de modelos lançados. Prefere ressaltar o sortimento de modelagens, cortes e formas; do boom das camisas; do emprego de denim com mistura de materiais que fogem dos básicos, como a inclusão de liocel ou viscose para garantir caimento a vestidos, pantalonas e camisas; da diversidade de lavagens, incluindo coatings, marcações em 3D e relevos obtidos com técnicas de estamparia. Para ampliar a oferta de camisas, a varejista recorre sobretudo às importações de produtos prontos porque não encontra no mercado local camiseiros nem produção de denim leve suficientes para atender o volume de sua demanda, justifica a empresa.
As praias, o mar e o folclore do México são o ponto de partida da nova coleção da Renner em todos os segmentos. Por isso, a cartela de cores é permeada por tons de azuis. Mas, inclui branco, preto, naturais (como camelo e cru ou rosa claro) e outros vibrantes, como amarelo queimado, pink, vermelho, framboesa, coral, rosa neon e verde. As estampas variam entre motivos étnicos, dos índios Navajos, a florais orientais, geométricos em degradê de cores, desenhos barrados e espelhados, motivos bicolores.
Jeans Feminino
O carro-chefe da nova coleção de jeans da Renner são os shorts. “É a linha que abrange mais as novidades de moda, porque o publico entende e aceita o uso de mais informações nos shorts que nas calças, por exemplo”, diz Kelin Farias, especialista em estilo do feminino da empresa. Por isso, na apresentação, o corner do jeans reservou um espaço para os shorts trabalhados com embossing (alto relevo aplicado diretamente ao tecido), bordado bailarina, estampas étnicas, decoração em metais, entre outras aplicações.
Para calças, a mudança tem sido na direção da cintura alta e lavagens mais comedidas, na Marfino mais que na Blue Steel, por causa dos tops estampados e de cores mais fortes empregadas. Quando aparecem, os rasgados são fechados por patches de denim cru ou cerzidos, e concentrados nos modelos boyfriend. De pegada jovem, a Blue Steel inclui conjunto de shorts boxer com jaqueta bomber, ambos com acabamento de gola e punhos de mangas feitos de malha retilínea em duas cores. Os comprimentos das calças também ficam mais cropped, como o modelo de pantacourt que abre a primavera e já está à venda
Vestidos, camisas, calças, macacão mais fluídos usam mistura com liocel ou viscose. E embora a principal coleção de jeans feminino esteja atrelada à Blue Steel, “a participação do casual tem crescido na Marfino”, salienta Kelin. Voltado para mulheres adultas, o jeans da Marfino abrange opções de vestidos e saias, como as de modelo com abotoamento frontal na vertical com botões de metal, em corte reto ou em A.
Jeans Masculino
O corante índigo é forte tendência incorporada à estação dos homens, combinado a estampas com traço artesanal de batik empregado sobretudo em camisas, de liocel ou denim leve. Os fits alongados predominam, quebrados pela calça jogger, com denim moletom, que está nas lojas e do modelo five pockets com o mesmo tipo de tecido que será lançado mais para frente, conta João Júnior, designer de jeans do adulto jovem, que engloba as três marcas (Blue Steel, Marfino e Request).
Para calças, as três marcas usam denim elastizado e com peso entre 9 e 9,5oz. De acordo com o estilista, o consumidor da Renner associa peso com qualidade e, apesar de não se interessar pela composição do tecido, reconhece a sensação de conforto. “A compra do homem brasileiro é muito sensorial, principalmente pelo toque”, explica João Jr. O denim 100% algodão ficou reservado para bermudas, com lavagens mais pesadas.
Na lavanderia, os destaques contemplam o denim com poliéster com aplicação de coating “que dá valor visual”, aponta ele. Antes restritos à Request, os efeitos 3D foram estendidos para as outras duas marcas, com intensidade e extensão da área aplicada variando conforme o estilo de cada uma. Os tingimentos são azuis, por preferência do consumidor, diz. As estampas foram contidas para a parte de baixo. Foi empregado denim estampado do avesso para bermudas, de modo que o desenho só aparece se o consumidor quiser e dobrar a barra.
Jeans Infantil
A coleção de primavera/verão lançada reflete as mudanças pelas quais a área infantil atravessou, passando do estilo ingênuo para um perfil mais descolado que incorpora informações de moda, segue tendências, sem ser a representação de um mini adulto, conta Martina Heuser, gerente de estilo infantil. A empresa, que tem três marcas na área, atendendo de bebês ao tamanho 14 – Teddy Boom, Póim e Fuzarka –, contratou uma especialista para o jeans.
Assim como no adulto, as meninas seguem a pegada setentinha, apontado na saia com abertura frontal com botões em metal, ou a camisa leve e sem manga amarrada na cintura. Em chambray, o vestido rodado para bebês puxa os leves, incluindo camisas. A oferta para as crianças envolve, ainda, vestidos, jardineiras e shorts com estampas de corrosão, shorts com brilho; jaquetas; jardineiras; calças skinny ou super skinny.
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