Apesar do cenário adverso, a companhia avalia que o aumento das vendas é viável com ganhos de market share.
Em relação ao primeiro trimestre do ano, o desempenho consolidado da companhia Renner, que inclui as lojas de mesmo nome, a Youcom e a Camicado, avançou no entre abril e junho. No período, a receita líquida somou R$ 947,2 milhões, aumento de 13,6% em relação ao registrado nos três primeiros meses do ano. Em termos de lucro líquido, o avanço foi ainda maior, saltando de R$ 21,6 milhões, no primeiro trimestre, para R$ 98 milhões, no segundo.
Com isso, a companhia encerrou o primeiro semestre reportando receita líquida de R$ 1.673,9 bilhão, com expansão de 13,5% em relação ao primeiro semestre de 2012. O lucro líquido na primeira metade de 2013 atingiu R$ 119 milhões, queda de 14,1% em relação a igual período do ano passado. A empresa atribui a perda à desaceleração dos negócios no varejo observada entre maio e junho, “mesmo registrando boas vendas no dias das Mães e dos Namorados”, ressalta relatório ao mercado. Lista, ainda, o clima nas regiões sul e sudeste, cujo inverno teve mais dias quentes que frios, o que obrigou a antecipação das promoções da coleção da temporada; as manifestações populares que afetaram as vendas de grandes praças, como São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro; além das menores margens praticadas na rede Camicado.
O investimento no primeiro semestre foi de R$ 102,6 milhões, menos que os R$ 145,7 milhões desembolsados em igual período de 2012. Especificamente de abril a junho, quase 65% do total de R$ 65,8 milhões investidos foram destinados a abertura de lojas: seis da Renner e três da Blue Steel (Youcom, desde julho), volume que corresponde a R$ 42,2 milhões. Outros R$ 15,3 milhões foram absorvidos em reformas de lojas.
Resultados parciais
Com a abertura de seis lojas, a Renner fecha o semestre com 195 lojas e receita líquida de R$ 892,1 milhões, 31,5% acima da obtida no período anterior (R$ 678,1 milhões). De margem bruta registrou R$ 4,2 milhões. A Blue Steel obteve receita líquida de R$ 2,3 milhões e margem bruta de 61,5%. Foram abertas três lojas da marca, que finalizou o semestre com sete unidades, sendo que em julho duas delas – São Paulo e Campinas – foram revertidas para a nova bandeira Youcom. Restrita aos produtos da Renner, a operação virtual somou R$ 8,8 milhões à receita líquida do período.
Apesar do ambiente econômico considerado desafiador, a diretoria da companhia afirma que mantém a previsão, anunciada no início do ano, de abrir de 25 a 30 lojas da Renner até o final de 2013 e fechar o exercício com 14 Youcom.