Bom resultado foi encoberto pelo ataque cibernético que a companhia sofreu na quinta

Um ataque cibernético, do tipo ransomware, pelo qual os hackers pedem resgate para devolver o controle dos sistemas, encobriu os bons resultados registrados pela Renner no segundo trimestre. Pelo balanço divulgado, a Renner volta a ter lucro no trimestre com a receita líquida praticamente triplicando
em relação a igual período de 2020. Mesmo a comparação com 2019 mostra aumento de 8,6%.A ofensiva criminosa foi relatada ao mercado na noite de quinta-feira, 19 de agosto, tendo derrubado o e-commerce da empresa, que já voltou ao ar. Outras operações e sistemas foram afetados, dizia o comunicado sem especificar quais. Novo comunicado no dia seguinte acrescentou que “a maior parte das operações” foi restabelecida e afirmava “que os principais bancos de dados permanecem preservados”.
Ainda conforme a empresa, mesmo sob ataque, as lojas continuaram abertas e funcionando. Na manhã de terça-feira, a Renner informou em comunicado que “não fez contato com os autores desse ataque, tampouco negociou ou fez pagamento de resgate de qualquer espécie”.
RECEITA TRIPLICOU
O balanço financeiro da Lojas Renner demonstra que a receita líquida da companhia no segundo trimestre atingiu R$2,48 bilhões, quase três vezes mais da obtida no segundo trimestre de 2020 e 8,6% acima dos R$2,29 bilhões de 2019.
A empresa reverteu o prejuízo do primeiro semestre, registrando lucro líquido de R$193 milhões de janeiro a junho. A comparação com igual período de 2020 fica inviabilizada porque no ano passado a varejista teve lucro expressivo devido à recuperação de créditos fiscais no segundo trimestre.
De abril a junho, as vendas digitais alcançaram R$414,5 milhões.
No semestre, a receita líquida somou R$4,06 bilhões. A Renner volta a ter lucro líquido com ganho de R$45,37 milhões.
INVESTIMENTOS
No trimestre, a varejista abriu 27 lojas, sendo 17 da Renner, quatro da Youcom e seis da Camicado. Fechou junho com 633 operações.
A Renner opera, assim, com 411 unidades; a Youcom com 103; e a Camicado com 119.
A maior parte dos R$254 milhões investidos no trimestre não foi, porém, para as lojas. Do total, R$86,4 milhões foram destinados à construção e implantação do novo CD e R$83,8 milhões aplicados a projetos de tecnologia digital.
Entre os desenvolvimentos previstos, em teleconferência com analistas de mercado, a companhia mencionou que desenvolve uma plataforma de comunicação com fornecedores, de modo a reduzir ainda mais o lead time das coleções.
Com a Realize, financeira da companhia, a Renner testa as primeiras operações de financiamento de capital de giro a fornecedores da rede.