As perdas foram influenciadas principalmente pela queda nas vendas do grupo de marcas da Restoque, mas, empresa fecha semestre com lucro líquido.
Controladora de um portfólio de sete marcas, a holding Restoque registrou no segundo trimestre prejuízo líquido na operação combinada de R$ 1,8 milhão, frente à receita líquida somada de R$ 296,57 milhões, que ficou praticamente estável em relação ao mesmo período do ano passado, com pequena alta de 0,2%. Os resultados foram afetados pelo desempenho das marcas do grupo Restoque (Le Lis Blanc, Bo.Bô, John John e Rosa Chá), que amargaram perdas líquidas de R$ 15,29 milhões, enquanto o grupo de marcas Dudalina (Base, Individual e Dudalina) anotaram lucro líquido de R$ 13,49 milhões, de abril a junho.
Em grande medida, as marcas Restoque foram contaminadas pelo “maior componente de vendas promocionais no varejo, acompanhando o mercado de vestuário, inclusive o de alto padrão, que antecipou e alongou liquidações de fim de coleção em um ambiente macroeconômico mais desafiador”, explica a empresa em relatório que acompanha o anúncio do resultado do trimestre. Em teleconferência com investidores, a diretoria da holding explicou que a marca Dudalina, a maior das três, não foi tão afetada devido ao modelo de negócio, fortemente baseado em camisas, que acaba escapando do calendário de promoção da moda.
Os resultados dos seis primeiros meses do ano foram mais positivos. A receita líquida combinada da companhia cresceu 3,4% sobre o primeiro semestre de 2014, subindo para R$ 592,65 milhões. Desse total, as marcas Restoque contribuíram com R$ 390,57 milhões e as Dudalina com os restantes R$ 202,08 milhões. A empresa obteve lucro no primeiro semestre, apesar de 73% menor ao registrado em igual período do ano passado. O lucro líquido foi de R$ 13,42 milhões, sustentado pelos ganhos dos três primeiros meses do ano.
De acordo com o relatório de resultado, avançaram as vendas de Le Lis Blanc, Bo.Bô, John John e Rosa Chá para o consolidado canal de multimarcas da Dudalina, com potencial de expansão, afirma a companhia. Ao contrário do primeiro trimestre, a Restoque expandiu o canal de varejo próprio entre abril e junho, elevando a rede para 317 lojas próprias. Foram abertas oito unidades da Rosa Chá. A John John passa por ajustes: foram inauguradas cinco lojas e fechadas duas, deixando a marca com 62 pontos de venda. Da Le Lis Blanc foram abertas mais duas lojas, chegando a 112 unidades e mais uma da Noir,Le Lis.
A expansão consumiu boa parte dos R$ 16,4 milhões em investimentos aplicados no trimestre. No período, a holding começou a explorar a sinergia propiciada pela capacidade de produção da Dudalina. Segundo a empresa, até o final do ano, cerca de 12 mil camisas, entre as marcas John John e Noir,Le Lis, serão confeccionadas pelo parque fabril da Dudalina.