Plataforma americana de software de gestão de varejo nomeou distribuidor local, tendo moda como um dos principais segmentos de atuação.
Com novo distribuidor local, a americana Retail Pro International pretende conquistar participação no mercado brasileiro em 2019. Moda é um dos principais segmentos do esforço para ganhar market share no país, sobretudo na área de vestuário, conta Grazielle Sousa, gerente de estratégia de mercado, da PA Latinoamericana, a empresa que assumiu a comercialização da plataforma de software de gestão de varejo no Brasil. Uma das vertentes de operação será conquistar redes de franquias e por isso o distribuidor participou da ABF Expo, a feira de franchising realizada a semana passada em São Paulo.
Segundo a gerente, o Retail Pro conta com cerca de 50 clientes na América Latina, quase todos clientes do ERP da SAP. No Brasil, entre os usuários da plataforma estão empresas grandes como a Alpargatas, com operações fora do país, e outras menores, como a Camisaria Nill, que tem cinco lojas entre Brasília e Goiás.
Hoje o mercado brasileiro, especialmente o de moda, é dominado por um fornecedor local. Quebrar essa hegemonia é o principal esforço do distribuidor. O diferencial do sistema da Retail Pro é a mobilidade, capaz de rodar em tablet, celular ou notebook, em sistemas operacionais como Window, Linux, iOS e Android, explica Waldemir Germano, coordenador técnico da empresa.
A solução permite controlar a partir de um console centralizado várias lojas, facilitando a operação de redes de franquias, mesmo lojas fora do país, e a adoção de sistemas omnichannel, afirma o coordenador. Como o Retail Pro está instalado em 137 países, diz ele, a integração com múltiplas moedas e diferentes realidades fiscais fica mais fácil. Outro diferencial da concorrência é o módulo de gestão e controle de grade no mesmo console.
COMO FUNCIONA
O sistema funciona como uma plataforma na nuvem à qual o usuário tem acesso online. Mas, de acordo com Germano, é possível ter uma instalação offline do sistema, para quando e se o sinal de internet falha, as operações da loja não sejam comprometidas. Uma implantação pode custar de R$ 15 mil a R$ 18 mil por loja, valor que não inclui o trabalho de integração com o ERP usado pelo cliente. O investimento envolve implantação, licença de uso, treinamento e parametrização de relatórios. Além disso, é cobrada mensalidade de R$ 350 reais por PDV instalado.
Por esse sistema, a loja consegue abrir e fechar o caixa; receber mercadorias; fazer cadastro de produtos; criar grupos de usuários, definindo atribuições e permissões. A plataforma é escalonável, de modo que o cliente pode incorporar funcionalidades conforme precisa. Segundo a empresa, o Retail Pro tem funções nativas para atender o POS, engajar clientes, de comércio eletrônico, gerenciar estoque de loja e necessidades de reposição.
Os varejistas de roupas podem definir e acompanhar o desempenho das coleções e pelos relatórios avaliar as tendências de comportamento das vendas, desde lavagens específicas de jeans até por estilo, acrescenta a empresa.