Para o segundo semestre, a expectativa da empresa é expandir as lojas que integram o sistema de compra online para buscar no ponto físico e aumentar os investimentos em mídia
A Riachuelo encerrou o semestre com 130 lojas integradas ao sistema que permite o consumidor comprar pelo ecommerce tendo a opção de ir buscar a mercadoria no ponto físico. A expectativa é intensificar essa expansão até o final do ano, disse Tulio Queiros, CFO do grupo Guararapes que controla a varejista, em conferência para divulgar os resultados do segundo trimestre. Ao final de junho, a companhia mantinha rede de 303 lojas em operação, com duas abertas no segundo trimestre, e ficando com uma a mais do que tinha em março.
O executivo também destacou a decisão da companhia de mudar a estratégia de investimentos em divulgação. Segundo ele, em 2017 os desembolsos priorizaram desenvolvimento de conteúdos de moda, como fashion film, “mas que não atingiram o consumidor de maneira adequada”. Em 2018, a estratégia é voltar a investir em veiculação de mídia, tanto online quanto offline, acrescentou Queiros a investidores e analistas de mercado.
Mesmo diante do cenário adverso que atingiu o varejo de moda como um todo, especialmente o nível de estoque dos produtos de inverno, a Riachuelo entregou resultados positivos. A receita líquida do segundo trimestre registrou R$ 1,78 bilhão, que correspondem a crescimento de 10,8% sobre o resultado obtido entre abril e junho de 2017. Nessa base de comparação, o lucro líquido subiu menos. Aumentou 8,2% para alcançar R$ 89 milhões.
Também a receita líquida do semestre evoluiu, com aumento de 14% sobre os primeiros seis meses do ano passado: totalizou R$ 3,27 bilhões. O lucro líquido no primeiro semestre encolheu quase 28%, afetado pelo desaquecimento dos primeiros três meses de 2018. A companhia acumulou ganhos de R$ 140,19 milhões de janeiro a junho, queda de 27,3% contra o primeiro semestre de 2017, mostra o balanço financeiro.
Para a companhia, o segundo semestre deu sinais de desempenho melhor, sobretudo nesse início de agosto com dias de frio. “Nossos estoques estão concentrados nos CDs e em matéria-prima. Não entupimos as lojas de mercadoria. Assim, o estoque de inverno tem performado bem no início de agosto”, analisou Queiros.
Os investimentos do semestre somaram R$ 168,7 milhões, dos quais a maior parte aplicados ao longo do segundo trimestre. De abril a junho, foram desembolsados R$ 101,2 milhões, dos quais R$ 3,2 milhões direcionados ao projeto de ecommerce.