Diferentemente da queda observada no varejo de moda, receita da rede de lojas cresce 16,5% em comparação com 2014.
Com receita de R$ 5,5 bilhões, a Riachuelo, rede de lojas controlada pelo Grupo Guararapes, encerrou 2015 com aumento de receita de 16,5% sobre 2014, diferentemente do comportamento que teve o varejo brasileiro de moda, que assinalou queda de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Contudo, o lucro líquido da companhia caiu 27,1% em ano durante o qual os ganhos encolheram a cada trimestre, com exceção dos primeiros três meses que apresentaram crescimento.
Em 2015, o lucro líquido somou R$ 350 milhões, sendo que o quarto trimestre contribuiu com R$ 158,6 milhões, que correspondeu à redução de 17,1% sobre o último trimestre de 2014. Revelou, ainda, recuperação de margem depois das severas reduções nos ganhos do segundo (-40%) e do terceiro (-65%) trimestres. Com elevado estoque no terceiro trimestre, a Riachuelo manteve o forte patamar de promoções de preços entre outubro e novembro nas lojas, reduzindo as sobras de coleção para “o patamar de 2013”, ressalta o relatório da companhia dirigido ao mercado.
A empresa atribui o desempenho anual a uma série de fatores. A baixa performance de vendas em mesmas lojas é um deles, assim como a redução da margem bruta por causa das remarcações, aponta o relatório. O estoque em nível alto é atribuído ao corte de compras imposto pelo consumidor e por coleções que não foram bem aceitas no varejo. Ainda assim, o grupo obteve lucro mediante ações como aumentar o prazo de pagamento para fornecedores nacionais e estrangeiros; reduzir o volume de empréstimos pessoais e de cartão; além do projeto de ganho de produtividade realizado nas lojas.
Diante de ano considerado difícil, a Riachuelo segurou investimentos com novas lojas. No início de 2015, a previsão era manter a média de 45 novas lojas por ano. Abriu 28 unidades, 11 delas entre outubro e dezembro, deixando a rede com 485 pontos. O plano é inaugurar outras 16 em 2016. Os investimentos anuais alcançaram R$ 483,2 milhões, a maior parte consumida com a abertura de lojas (R$ 190 milhões) e nos centros de distribuição (R$ 177 milhões).
Ao longo de 2015, o volume de peças produzido pela Guararapes caiu 4,9% sobre 2014, totalizando 38,5 milhões. Como é tradicional, o quarto trimestre tem a maior receita líquida, que entre outubro e dezembro alcançou R$ 1,76 bilhão.