Varejista controlada pela Guararapes reverte prejuízo e investe em projeto de descarbonização industrial.

A Riachuelo encerrou os nove primeiros meses de 2025 com lucro líquido de R$190,1 milhões, revertendo o prejuízo acumulado no mesmo período do ano anterior. No terceiro trimestre de 2025 (3T25), o lucro líquido da Riachuelo foi de R$73,6 milhões, que corresponde a aumento de 63% sobre o ganho de 3T24, consolidando mais um período de margens em expansão.
No período de 9 meses, a receita líquida total da companhia somou R$7,29 bilhões, alta de 10,4% sobre 2024. Foi impulsionada pelo desempenho das vendas de mercadorias, que cresceram 10,1% no acumulado do ano, respondendo por R$5,32 bilhões do total.
De julho a setembro, a receita líquida registrou R$2,45 bilhões, expansão de 6,6% quando comparada a igual trimestre de 2024. Só com mercadorias, a varejista obteve receita líquida de R$1,80 bilhão, aumento de 5,7% no 3T25.
Conforme a companhia ressaltou em teleconferência com analistas de mercado, as vendas de mercadorias aumentaram mesmo diante de um inverno mais prolongado, especialmente nas regiões sul e sudeste, com dias frios se estendendo por outubro. Cenário não considerado pela empresa nas encomendas.
“Fomos conservadores nas compras de inverno, com a maioria de importados. Tínhamos menos produtos. Mas, mesmo assim, a gente conseguiu sustentar um crescimento robusto”, destacou aos analistas o CEO da Guararapes, controladora da Riachuelo, André Farber. Ele também ressaltou a expansão de margem obtida em dois anos. Citou como exemplo a margem bruta de vestuário que saiu de 51,5% em 9M23 para 56,2% em 9M25.
Em paralelo, a Midway Financeira também apresentou aumento de receita. Em 9 meses de 2025, registrou receita líquida de R$1,87 bilhão, alta de 10% em relação a 2024.
TAMANHO DA REDE
A companhia controla 439 lojas. Do total, 338 são da Riachuelo; 81 da Carter’s; 11 da Casa Riachuelo; e 9 da Fanlab. Tem expectativa de encerrar 2025 com mais 7 operações. Três foram inauguradas no 3T25.
Os investimentos somaram R$411,3 milhões até setembro, dos quais R$158,1 milhões no 3T25, aplicados na compra de softwares e equipamentos de TI.
Faz parte dos planos estratégicos da companhia a partir de 2026, abrir quantidade maior de lojas, modernizar o parque atual e reavaliar a localização de alguns pontos, com possibilidade de mudança de endereço.
TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
Para a fábrica da Guararapes, no Rio Grande do Norte, o relatório de desempenho menciona que no terceiro trimestre a empresa avançou com dois projetos estruturais. Um tem por meta instalar sistema que permita o reúso de 20% da água da produção.
Também foi aprovada a substituição do sistema atual de caldeiras abastecidas com gás natural, de origem fóssil, para biomassa, com a expectativa de reduzir em 8 mil toneladas anuais as emissões diretas de gases de efeito estufa. A nova operação tem início previsto para 2027.
VENDA DO MIDWAY MALL
Outro ponto da estratégia é o que a companhia chama de otimização de ativos físicos. Na teleconferência Farber citou a fábrica fechada no Ceará e 47 imóveis próprios; e o Shopping Midway Mall. Um dia depois, a empresa emitiu fato relevante informa ao mercado que estabeleceu memorando de entendimento pelo qual venderia o Midway Shopping Center e o Midwest Estacionamento para a Capitânia Capital.
“A Companhia ressalta que, apesar da decisão das partes de submeter a potencial Transação ao CADE, até a presente data, não foram celebrados quaisquer documentos vinculantes ou definitivos relacionados à Transação”, salienta o comunicado distribuído ao mercado.
foto: divulgação (coleção de verão)




