Como outros varejistas de moda, a receita da empresa cresce puxada pelas vendas de mercadorias, que subiram 14% no 4º trimestre.

Ainda que reconhecendo que há muito por fazer, o CEO da Riachuelo, André Farber, disse aos analistas de mercado que 2004 foi um ano forte e acelerado, de muitas mudanças. E que deu bons resultados. A Guararapes, dona da Riachuelo, volta ao lucro em 2024, com ganho líquido de R$235 milhões, deixando para trás o prejuízo acumulado em 2023.
O desempenho do 4º trimestre permitiu o avanço, com lucro líquido apurado no período de R$249 milhões, quase 9% acima do ganho registrado em igual período de 2023.
A receita líquida consolidada cresce no ano puxada pelas vendas de mercadorias. Sobe para R$9,6 bilhões em 2024, 9,5% acima de 2023. Do total, o 4º trimestre contribui com R$3 bilhões, alta de 10,8%. A conta inclui as vendas do varejo, os resultados da financeira Midway e da operação de shopping center Midway Mall.
Mas foi a receita de mercadorias que mais cresceu. Sobe 12% em 2024, para R$7,2 bilhões. No 4º trimestre, o desempenho é ainda melhor, com alta de 14% para registrar R$2,3 bilhões. Ajudaram nesse desempenho, as vendas de Black Friday e das coleções de verão e festas, apontou a empresa no relatório financeiro.
Farber destacou na teleconferência de resultados, a melhora que levou a uma geração de caixa livre de R$910 milhões e a redução pela metade da dívida da companhia. O endividamento em dezembro de 2024 caiu para R$489,7 milhões, queda de 53%.
VENDAS EM ALTA.
Para 2025, a expectativa é continuar a melhorar a operação sem expansão expressiva da rede de lojas, disse o CEO aos analistas. Além de continuar a ampliar o volume de vendas, a companhia prevê reajuste de preços para um patamar mais alto que o atual. Também espera expandir o perfil de produtos de moda confeccionados pela Guararapes Confecções, que produziu 41 milhões de peças em 2024.
No total, a companhia fechou o ano com 425 lojas físicas em operação, 14 a mais que em 2023, sendo que foram inauguradas 16 unidades e encerradas 2.
A Riachuelo atua com 333 pontos de venda; a Carter’s com 73; a Casa Riachuelo com 12; e a Fanlab com 7.
Ao longo de 2024, a companhia investiu R$419 milhões, sendo R$282 milhões aplicados em tecnologia e transformação digital. A companhia dona da Riachuelo prevê que volta a uma expansão de lojas mais forte em 2026.