A partir desta quarta-feira centros comerciais de cidades afetadas pelo coronavírus vão funcionar ao público das 12h00 às 20h00.
A partir desta quarta-feira, 18 de março, muitos shopping centers do Brasil vão funcionar em horário reduzido, com um turno só. Das 12h00 às 20h00. Os empreendimentos do grupo Multiplan, entre os quais o Morumbi Shopping, em São Paulo, antecipou a medida desde a terça-feira, 17 de março. E avisou que manterá o novo horário até 1º de abril, de segunda a domingo.
Na terça, a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) soltou comunicado em que recomenda aos associados com centros comerciais localizados em áreas com casos confirmados de CoVid-19 para que adotassem o horário reduzido. “Solicitamos que os shoppings localizados em áreas que não tiveram nenhum caso confirmado monitorem a evolução do assunto e compartilhem as informações”, ressaltou a entidade.
Segundo a associação, a medida atende solicitação dos lojistas. Dessa forma, diminuiria o fluxo de pessoas circulando pelos corredores. “Sem, todavia, paralisar totalmente as atividades econômicas, em especial os serviços de utilidade pública em funcionamento, como bancos, farmácias, laboratórios e supermercados, por exemplo”, acrescenta a Abrasce.
No Rio de Janeiro, a redução do horário de atendimento deverá constar de decreto do governador. Segundo o noticiário local, não está descartada a possibilidade de as lojas serem intimadas a fechar durante certo período. E só as praças de alimentação continuariam abertas, com ênfase aos serviços de entrega.
De acordo com o balanço mais recente do ministério da Saúde, 14 estados registram casos confirmados de pacientes que testaram positivo para o CoVid-19. São Paulo e Rio de Janeiro concentram a maior quantidade de contaminados e casos suspeitos.
Os registros incluem pacientes em Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Minas Gerais e Espírito Santo também tem casos confirmados, assim como Goiás e Mato Grosso. Os três estados do sul registram contaminados – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.