Ranking organizado pelo segundo ano consecutivo pela ABF mostra as grandes redes por número de unidades em operação no mercado brasileiro
Apenas duas franquias de roupas integram o ranking das 50 maiores redes, elaborado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), pelo segundo consecutivo. A Hering Store continua a ocupar a 23ª posição mesmo tendo reduzido o número de lojas em operação no mercado brasileiro. Em 2017, a rede da marca mantinha 623 unidades, contra 642 encontradas no ano anterior. Outra rede é a da Piticas Moda Criativa, de camisetas com estampas divertidas, que subiu sete posições para ser a 43ª com 304 unidades em 2017, 54 a mais do que as 250 que tinha em 2016, quando foi a última do ranking.
A maior franquia brasileira continua sendo a rede O Boticário, com 3.762 unidades em 2017 contra 3.730 em 2016. De acordo com o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Júnior, só constam do ranking as empresas que respondem o questionário aplicado pela entidade.
ANO DE EXPANSÃO
Segundo a prévia de desempenho da ABF, o faturamento do setor cresceu 8% em 2017, ficando dentro da margem estimada no início do ano, de expansão entre 7% e 9%, devendo fechar com R$ 163 bilhões. Para Cristofoletti Júnior, o desempenho é muito bom considerando a economia brasileira que cresceu 1%. Ajudou nesse processo a melhoria parcial de alguns indicadores associados a medidas implantadas pelas próprias redes.
O número de unidades em operação também aumentou passando para 145 mil unidades, 2% a mais que em 2016, bem abaixo do 4% a 5% esperado no início do ano. Como já acontecera em 2016, caiu a quantidade de redes de franquias em operação no Brasil. Em 2017, deverão ser 6% a menos, recuando para 2,8 mil marcas franquiadas. O contingente de trabalhadores expandiu 1%, girando em torno de 1,2 milhão de empregos com carteira assinada.
A projeção para 2018 é de alta: de 3% em unidades e nível de emprego. A ABF não espera grandes mudanças no número de redes, que tende a repetir 2017.
INOVAÇÃO NO UNIVERSO DAS FRANQUIAS
Pela primeira vez, a ABF realizou uma pesquisa de inovação, realizada em parceria com a Confederação Nacional de Serviços (CNS) e a Fundação Dom Cabral. Segundo esse levantamento, 91,8% das empresas franqueadoras introduziram algum novo produto ou serviço entre 2014 e 2016. As práticas mais frequentes foram a aquisição de software, de tecnologias e de conhecimento externo. Segundo o estudo, o resultado final da inovação foi o aumento da rentabilidade das franquias, principalmente por conta de corte de custos, e a ampliação da participação de mercado das empresas, aponta Fernando Garcia de Freitas, assessor econômico da CNS.