Ao divulgar o balanço do 1º trimestre grupo diz também que vai avaliar sua área industrial.
O Grupo Soma, dono de marcas como Farm e Hering, prevê o atacado assumir como o canal de maior crescimento da companhia em 2023. A maior participação na receita deverá ser puxada pelas multimarcas da Hering. Ao divulgar o balanço do 1º trimestre, a companhia reporta receita bruta da Hering de R$556,4 milhões, dos quais R$228,8 milhões sustentandos pelo atacado. Representa alta de 22,7% sobre igual período de 2022.
Na avaliação da empresa, com as intervenções realizadas em 2022, o canal de franquias está estabilizado. Acertado o varejo, a atenção do grupo em 2023 está voltada para o modelo industrial de produção própria. Para o diagnóstico de pontos de melhoria na área industrial, há um mês o Soma contratou uma consultoria em um projeto que prevê se estenda pelos próximos seis meses.
FECHAMENTO DE LOJAS
Conforme o relatório que acompanha o balanço financeiro, o primeiro trimestre de 2023 foi marcado pelo avanço de margem atribuído ao maior giro de produtos vendidos a preço cheio, reduzindo os níveis de demarcação.
A receita líquida cresceu 18,2% na comparação com o primeiro trimestre de 2022, avançando para R$1,2 bilhão.
Em lucro líquido, o grupo reporta R$48,9 milhões, que sem ajuste fica um pouco abaixo dos R$53,6 milhões do mesmo período do ano passado.
Ao fim de março, a rede de varejo do grupo operava com 1.072 lojas, 22 a menos do que tinha em dezembro.
VENDAS NO SEGUNDO TRIMESTRE
Considerado um mês esvaziado, abril registrou retração de vendas na primeira quinzena do mês, com retomada na segunda quinzena, disse o Soma a investidores. A expectativa é de o aquecimento acelerar em maio, em função das vendas de Dia das Mães, e em junho, com o Dia dos Namorados.
foto: desfile do verão 2024 da Animale Jeans (divulgação/Bruno Ryfer)