Falta de frio afeta resultados da Renner

Falta de frio afeta resultados da Renner no primeiro trimestre

Dias quentes de março não animaram consumidores a comprar itens da coleção de inverno.

Ao optar por lançar uma coleção enxuta de meia estação, antecipando o lançamento de itens de inverno para março, a Renner viu a falta de frio afetar os resultados financeiros. Conforme o relatório de resultados da companhia, faltaram itens de meia estação nas lojas da Renner para atender o aumento da demanda. Em março do ano passado, as temperaturas estavam mais baixas que combinadas à retomada das atividades sociais favoreceram as vendas do período.

Apesar dessa forte base de comparação, a receita líquida consolidada da Renner avançou 6,2% no primeiro trimestre de 2023. Subiu para R$2,7 bilhões.

Contudo, devido a mais remarcações e falta de produtos para atender a demanda de meia-estação, a margem caiu. O lucro líquido do período registrou R$46,7 milhões, contra os R$191 milhões obtidos no primeiro trimestre de 2022.

A receita da rede das lojas Renner cresceu 2,2% para R$2 bilhões. Já a da Youcom avançou 8,5% de janeiro a março para atingir R$77 milhões. Com a desaceleração da procura por itens de casa e decoração, a Camicado anotou baixa de receita de 14,6%, para R$118,4 milhões.

FECHAMENTO DE LOJAS

Ao longo do primeiro trimestre, a companhia fechou 20 lojas, encerrando março com 652 unidades em operação. Encerrou 13 pontos da Camicado, quatro da Renner e três da Youcom.

Dessa forma, a Renner ficou com 431 lojas ativas, incluindo as do exterior e da Ashua. A Youcom opera com 11 lojas, e a Camicado, com 110 unidades.

Apesar dos resultados abaixo da expectativa, a Renner continua com o tom otimista. Afirma que mantém a previsão de até o final de 2023 inaugurar de 15 a 20 lojas Renner, de 10 a 15 lojas Youcom e cinco da Ashua.

O investimento de janeiro a março somou R$49,8 milhões.

DESTAQUES DO PERÍODO

Falta de frio afeta resultados da Renner no primeiro trimestre

Entre os destaques do primeiro trimestre, a Renner aponta o crescimento de 15,2% das vendas digitais para R$448,2 milhões.

Também ressalta o primeiro investimento da RX Ventures fora do Brasil. Fez aporte minoritário na Radar, retailtech dos Estados Unidos que desenvolve soluções tecnológicas para controle de estoque, localização de produtos e acompanhamento em tempo real do manuseio e movimentação dos itens em pontos de venda.

Outra novidade do perído foi o lançamento de coleção desenvolvida com tecnologia 3D de ponta a ponta, da concepção do modelo a aprovação da roupa. Com 90 peças, a coleção Get Over, faz parte da linha fitness feminina da Renner. “O processo envolve uma série de passos: desenho de roupas em um ambiente virtual, de forma rápida e intuitiva; existência de uma biblioteca de materiais têxteis digitais e manequins digitais, que possibilitam experimentar texturas e cores em peças que se ajustam a diferentes tipos de corpos; visualização em tempo real, para que os designers vejam como as criações ficarão no mundo online antes de produzi-las fisicamente; e aprovação das peças em todas as etapas, diminuindo a necessidade de amostras físicas”, descreve a Renner em comunicado à imprensa. A companhia usa o software sul coreano CLO3D.

foto: modelo da coleção Get Over desenvolvida com tecnologia 3D (divulgação)