Como cenário sinaliza que 2016 pode ser mais crítico, grandes redes de moda procuram abrir espaço para motivar compra de nova coleção, diz Abvtex.
O diretor executivo da ABVtex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), Edmundo Lima, avalia que 2016 poderá ser um ano mais crítico do que foi 2015 para os lojistas, diante da sinalização de que as demissões continuarão em alta neste primeiro semestre, e em um cenário no qual o consumidor vem reduzindo compras de maneira generalizada, inclusive substituindo itens de primeira necessidade, e está muito envolvido com o pagamento de dívidas, sofreu o impacto forte dos reajustes de tarifas públicas, do aumento dos combustíveis e do transporte público. “O ano de 2016 será bastante desafiador para o varejo de vestuário”, avalia Lima.
O Natal de 2015 ficou aquém do esperado e as promoções que usualmente são acionadas no início do ano foram antecipadas. Já no dia 26 dezembro algumas redes começaram as remarcações, oferecendo preços mais atrativos de modo a aproveitar o movimento de troca de presentes para vender. As promoções devem continuar até a entrada da próxima coleção outono/inverno, uma vez que muitas lojas ainda estão com estoques altos, segundo Lima. “O varejo está fazendo tudo para desovar os estoques, principalmente das coleções mais antigas, para entrar mais enxuto com a nova coleção, poder receber itens novos e tentar motivar o consumidor a ir às compras com essa nova coleção”, afirma.
De acordo com o diretor da Abvtex, entidade que representa o chamado varejo de grandes superfícies, o Natal de 2014 também ficou abaixo das expectativas do comércio, mas, as lojas mantiveram a temporada de promoções a partir da primeira semana do ano como, até então, usualmente acontecia.