Hering, Renner, Riachuelo e C&A anunciam a volta às atividades de pontos de venda físicos em cidades que reduziram as restrições.
Quatro grandes redes de varejo anunciaram que deram início à reabertura de lojas físicas. Gradual, a volta não contempla todas as unidades de, pelo menos, três grandes varejistas de moda – Hering, Renner e C&A. As companhias dependem das medidas de flexibilização da quarentena nos estados, que têm adotado critérios de liberação do comércio nas cidades de acordo com o nível identificado de contágio por covid-19 entre a população.
Mais capilar, com 721 lojas no Brasil, a Hering informou que 104 unidades operavam em localidades específicas na semana passada. A empresa comenta que cada cidade adotou normas próprias. “O número de lojas em operação será diariamente revisado, ampliado ou reduzido, na medida em as autoridades competentes permitam ou restrinjam o seu funcionamento, de forma a garantir a segurança para a preservação da saúde dos colaboradores, clientes, fornecedores e da comunidade”, afirmou a companhia em comunicado ao mercado. As lojas estavam fechadas desde 19 de março.
Entre as quatro bandeiras que opera, a Renner tem atualmente 61 lojas físicas em funcionamento, de um total de 597. O processo de reabertura começou em 24 de abril. São 41 da Renner reabertas; 14 da Youcom; cinco da Camicado; e uma da Ashua. “As decisões para as retomadas são analisadas individualmente, respeitando os decretos governamentais locais, seguindo critérios técnicos sobre a extensão da pandemia em cada município e garantindo a segurança das pessoas e do negócio. Para as definições, também é considerado que o comércio varejista já esteja em funcionamento nessas cidades”. A declaração consta de comunicado da empresa ao mercado.
Também em nota ao mercado, C&A e Riachuelo comunicam a reabertura de lojas, mas não informam quantas estão em operação. A C&A acrescenta que o processo começou a partir de 26 de abril.