Enquanto Fashion Women, com marcas como Farm Rio e Animale, avança 18%, Hering e calçados enfrentam retração

Desempenho heterogêneo entre as unidades de negócios definiu o terceiro trimestre de 2025 da Azzas 2154. Enquanto as unidades de vestuário que reúnem marcas como Farm Rio, Animale e Reserva, sustentaram vendas em expansão, as unidades Basic (Hering) e de calçados e bolsas (Shoes & Bags) enfrentaram retração.
A receita líquida da Azzas 2154 no terceiro trimestre de 2025 recuou 2,3%, na comparação com igual trimestre de 2024, para R$2,96 bilhões.
Considerando a receita bruta, a Fashion Women avançou 18,2% e Fashion Men 5,4%. Hoje, sob a mesma liderança, as duas unidades responderam juntas por 53% da receita bruta total da companhia de R$3,71 bilhões no trimestre. Sozinha, a Fashion Women respondeu por R$1,46 bilhão.
A unidade Shoes & Bags apresentou baixa de 5,6%, somando R$1,11 bilhão, impactada principalmente pelo desempenho da Vans, que registrou queda de 16,1% nas vendas, afirma o relatório de desempenho. Acompanhando o reposicionamento internacional, derivado de um momento comercial difícil, a marca poderá assumir a partir de 2026 coleções mais alinhadas com o estilo casual e menos skatewear.
Reunindo as marcas da Hering, a BU Basic enfrentou queda de 4,2%, totalizando R$638,8 milhões em receita bruta.
MUDANÇAS NA HERING
A Azzas 2154 iniciou um plano de transformação para a Hering, que deve se estender até o início do segundo semestre de 2026. O processo começou pela troca de liderança. Thiago Hering, último membro da família fundadora, deixou o cargo de CEO, substituído em outubro por David Phyton, que vai mudar para Blumenau, assim como todo time de produtos, informou a companhia.
O novo ciclo da Hering inclui revisão do modelo de franquias; reposicionamento do mix de produtos, com foco maior nos básicos; eficiência industrial; otimização do capital de giro. O modelo de operação também será revisto, de modo que a Hering passará a vender antes de produzir, ao contrário do que fazia antes. Também deverá reduzir a importação e, desse modo, a exposição cambial. O objetivo é melhorar margens e fazer a geração de caixa.
LUCRO AVANÇA 23%
De julho a setembro, a Azzas 2154 apurou lucro líquido de R$201,3 milhões, aumento de 22,9% em relação ao terceiro trimestre de 2024.
Mas a companhia segurou os desembolsos. O investimento no período somou R$109,1 milhões, queda de 21,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
DESEMPENHO CONSOLIDADO
No consolidado de 9 meses, a Azzas 2154 registrou receita líquida de R$8,56 bilhões, crescimento de 4,8%. Obteve lucro líquido de R$602,7 milhões, que representou alta de 42,9% sobre igual período de 2024. Da mesma forma, conteve os investimento que somaram R$287,7 milhões em 9 meses, menos 20% que em 2024.
“Acredito que, a partir deste segundo ano da fusão [com o Grupo Soma], entraremos numa rota de crescimento e alavancagem operacional”, afirmou Alexandre Birman, CEO da Azzas 2154, na abertura da teleconferência de resultados com analistas de mercado.
No total, ao final de setembro, o canal de varejo do grupo contava com 2.033 lojas, sendo 560 próprias, 1.424 franquias e 49 internacionais. Na distribuição por unidades de negócios, a maior rede é da Shoes & Bags, com 832 lojas, seguida por Basic, com 649, Fashion Women com 305 e Fashion Men, com 247.
foto: divulgação (nova coleção da Animale)




