Entre os exemplos recentes estão Piet x Peugeot e TXC x RAM conectando universos culturais e de consumo comuns.
Moda brasileira testa collabs cruzadas com empresas de setores distintos, como o automotivo. Entre as collabs recentes anunciadas estão Piet x Peugeot e TXC x RAM. Da colaboração entre Piet e Peugeot, a coleção de vestuário e acessórios combina o design automotivo da marca francesa com a estética urbana do streetwear. Camisetas, jaquetas e acessórios incorporam elementos históricos da Peugeot, como cores e outros detalhes.

De acordo com comunicado de imprensa, a Peugeot tem investido no Brasil em cultura, design e criatividade via a Drive to Create, iniciativa cpela qual busca reposicionar a marca como inovadora, contemporânea e criativa. A ideia é conectar a Peugeot com universos que vão além dos carros, como moda, design, arte, arquitetura e cultura urbana. É uma ação de branding das duas marcas, voltada a um nicho pequeno em termos de volume de venda.

A colaboração entre TXC e RAM explora afinidades voltadas ao universo agro e ao lifestyle do campo. No lançamento, a coleção inclui jaquetas, camisetas e acessórios que buscam refletir a robustez das picapes. Diferentemente da Piet x Peugeot, esta collab cruzada por funcionar como estratégia comercial porque as duas marcas falam com o mesmo público, formado por homens e mulheres associados ao lifestyle agro.
Collabs cruzadas como as firmadas entre Piet x Peugeot e TXC x RAM são diferentes de licenciamento. Camisetas ou outros produtos associados a filmes, séries e games não funcionam como collabs cruzadas. São contratos de licenciamento de marca, prática já bastante comum no mercado brasileiro.
fotos: divulgação (TXC crédito: Matheus Leal)




