Projeto liderado por Walter Rodrigues promove imersão criativa no bioma amazônico, para valorização da identidade regional

Desenvolvido desde 2024 no coração do Pará, o projeto Iconografia Local – Bioma Amazônico, transforma território do lado brasileiro em narrativa estética. Parte desse trabalho será apresentado na próxima edição da SPFW (São Paulo Fashion Week), em outubro, com coleção de Leandro Castro desenvolvida por meio de parcerias com grupos de artesãos da região de Santarém, no Pará, mediante o uso de biomateriais. Mas o lançamento oficial do projeto será realizado durante a COP30, em novembro, em Belém (PA), por meio de exposição, de um livro e de um vídeo documental sobre a iniciativa.
Castro desfila a nova coleção na SPFW no dia 16 de outubro, montando passarela no Pavilhão das Culturas Brasileiras (Pacubra), no Parque Ibirapuera. A semana de moda de São Paulo vai de 13 a 20 de outubro, na capital paulista.
Para o desfile, a coleção de Leandro Castro usará produtos das empresas regionais Biojoias Natureza Viva, Coomflona (Cooperativa Mista da Floresta Nacional do Tapajós), Cuias Aíra, Nunghara Biojoias e Trançados do Arapiuns, aponta o comunicado de imprensa da Assintecal (Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos), organizadora do projeto que contou com a coordenação do estilista de moda e pesquisador Walter Rodrigues.
Durante a SPFW, o projeto Iconografia Local – Bioma Amazônico terá espaço reservado dentro do estande institucional do Sebrae Nacional. De acordo com a Assintecal, lá estarão expostos alguns dos produtos já desenvolvidos na iniciativa.
PESQUISA E COLABORAÇÃO
Com o projeto Iconografia Local – Bioma Amazônico, que a Assintecal desenvolve em parceria com o Sebrae Nacional e o Sebrae Pará, a ideia é buscar ferramentas, repertório e oportunidades reais de geração de valor para uma moda autoral, que valoriza a identidade original regional e a bioeconomia. Desde outubro de 2024, especialistas têm realizado iniciativas de imersão criativa no território amazônico, envolvendo 20 microempreendedores locais.
No período, foram realizadas oficinas, sessões de mentoria e uma ampla pesquisa de campo realizada nos municípios de Santarém, Alter do Chão, Belterra e Mojuí dos Campos, com foco na construção de produtos.
A proposta metodológica é centrada no território. O ponto de partida foi o mapeamento de elementos culturais, simbólicos e materiais de cada uma das quatro cidades — bioma, saberes artesanais, culinária, arquitetura, festas populares, espiritualidade, cores e texturas, explica o comunicado da Assintecal. Essa iconografia amazônica foi traduzida por Walter Rodrigues e sua equipe em referências visuais e cromáticas, orientou o desenvolvimento de produtos e coleções inteiras cheias de identidade regional.
“Não estamos aqui para ensinar. Estamos aqui para ouvir, organizar o que já existe e devolver como ferramenta de criação com autonomia”, declarou Walter Rodrigues, no comunicado de imprensa. Ao lado do trabalho que realiza há anos à frente do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, o estilista tem sido um dos poucos nomes da moda nacional a propor, de forma consistente, um design com base no pertencimento, destaca o informe.
A pesquisa que deu origem ao projeto também servirá de base para outros segmentos da economia criativa, como turismo, gastronomia, hotelaria, móveis e artesanato, somando mais de 80 novos materiais e soluções em desenvolvimento, acrescenta a Assintecal.
foto: divulgação