Marca de moda masculina propôs desafio para alunos da PUC-Campinas com apoio do Sou de Algodão
De modo a experimentar o upcycling, a Aramis testa a técnica ao lançar um desafio para estudantes da faculdade de Moda da PUC-Campinas. Eles tiveram quatro meses para desenvolver looks de roupas masculinas produzidas a partir de sobras têxteis que restavam no estoque da marca. A tarefa incluiu ainda a exigência para que as roupas ao final tivessem 70% de algodão nos tecidos empregados, como parte da participação do movimento Sou de Algodão no desafio.
Por comunicado à imprensa, a Aramis explica que escolheu a PUC de Campinas para o desafio em que testa o upcycling por se tratar de uma das 20 universidades brasileiras mais compromissadas em enfrentar problemas ambientais. Os alunos de Moda formaram grupos para criar looks que traduzissem a identidade da marca de moda a partir do emprego de técnicas de upcycling, com o objetivo de dar um novo destino aos materiais estocados, inclusive retalhos. A abordagem deveria ser zero waste, evitando futuros descartes.
“Fiquei surpreso com a tamanha criatividade dos estudantes e a maneira como conseguiram integrar seus processos individuais com o desafio proposto, dando um novo destino a mais de 385 amostras de tecido que estavam obsoletas”, declarou Victor Medeiros, gerente de estilo da Aramis.
A Aramis é uma marca de moda masculina fundada há 29 anos e que hoje opera com 120 lojas de varejo físicas, entre próprias e franquias, além de outlets e em torno de 1,1 mil multimarcas que revendem suas coleções.
SOU DE ALGODÃO
Em 2024, o movimento Sou de Algodão completou 8 anos de atividade em iniciativa da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão). De janeiro a novembro, soma 18 milhões de etiquetas Sou de Algodão entregues a mais de 310 empresas.
Integrado ao movimento, o programa de rastreabilidade SouABR contabilizou a participação de 32 produtores e 40 unidades produtivas que totalizaram 357.716 peças confeccionadas e rastreáveis por tecnologia blockchain em 2024. No varejo, foram 187.043 peças rastreáveis em 2024, informa balanço do movimento.
foto: divulgação Aramis (estudantes com um dos looks produzidos)