Blazer: os melhores modelos para o verão 2012

O consultor Maurício Lobo aborda as diferenças para atender homens clássicos, contemporâneos ou modernos e como usar a peça

Com a grande ascensão de jovens empreendedores no mercado de trabalho e com a tendência de peças mais limpas e bem moldadas, o blazer surge como coringa para compor um visual corporativamente descontraído para o dia ou sofisticado e elegante para a balada à noite. De nobre origem na alfaiataria, a peça encontra no jeans (e suas variações) o par perfeito para democratizar seu uso deveria ser item recorrente nas coleções masculinas das marcas nacionais.

Na Europa e nos Estados Unidos, o blazer recheia os editoriais de moda e pontua com elegância os catálogos de grandes marcas internacionais, criados para o verão 2012, como Armani Exchange, Diesel, HE (marca masculina do mesmo grupo da Mango), River Island,Gant, D&G, que consagraram o uso do blazer até mesmo com bermuda.



Se há três anos, o blazer de três botões e corpo longo era o modelo de maior evidência, hoje, a moda tende para cortes modernos. Não importa se serão aplicados um, dois ou três botões, o mais relevante é cuidar do corte acinturado e do comprimento de corpo (veja os detalhes abaixo, conforme o estilo de homem). Na dúvida, opte pelo de dois botões, considerado o modelo de segurança.



Modelos para o homem tradicional

#corte deve ser justo ou levemente acinturado.
#ter 2 botões e lapela de gola discretamente estreita (em torno de 8,5 cm).
#corpo ligeiramente mais curto, terminando no início da mão. Forma de marcação: basta esticar o braço junto ao corpo.
#3 bolsos embutidos, com ou sem lapelas.
#melhores tecidos: estruturados lisos ou com pequenas texturas; risca de giz; listras sem muitos contrastes, denim apenas amaciado, sarjas de fios retorcidos e gabardine.
#acabamentos recomendados: forro acetinado. Mas, atenção: leve em conta o clima quente do Brasil e dê preferência a tecidos que permitam ao corpo transpirar na hora de escolher o forro.

Modelos para homem contemporâneo e moderno
#corte justo e acinturado, ou justíssimo e bem acinturado.
#se a opção for por 1 ou 2 botões, o decote deve ser baixo e o corpo curto, terminando junto ao punho.

#se a opção for colocar 3 botões, o decote é alto. Nesse caso, quando o decote sobe, o corpo acompanha, ficando quase na altura de uma jaqueta.

#em qualquer dos casos, a lapela de gola é sempre estreita (varia de 5 a 7 cm). Para variar, uma opção é aplicar detalhe de vivo contrastante em sua borda.
#os bolsos são muito bem explorados. Geralmente, o modelo tem quatro bolsos inspirados nos uniformes militares de gala, três embutidos ou externos ou ainda alternados entre si.
#melhores tecidos: bases em algodão, com ou sem lavagens.
#acabamentos recomendados: com meio forro ou sem, mas com viés adornando cuidadosamente todo o interior do blazer.

Cores da estação para blazers
#off white, chino, camelo, cáqui, grafite, marinho e preto.

Detalhes de Manga

Detalhes de bolso

Outros detalhes

Opções de look

Ao integrar o estilo casualwear ao jeanswear, o blazer amplia sua presença nas coleções primavera/verão 2011/12, de modo que bateu aquela brisinha o homem terá sempre um blazer à mão.

Até a próxima!

Tem dúvidas ou sugestões? Fale com o Maurício, escreva para: [email protected]