Evento de moda autoral reúne desfiles e exposições, com apoio da Santista no fornecimento de tecidos para o line-up.

A edição 56 da Casa de Criadores (CdC), que termina no domingo 27 de julho, ocupa mais uma vez o Centro Cultural São Paulo, usando a sala Tarsila do Amaral. Consolidado como principal evento da moda autoral brasileira, a CdC 56 impulsiona a criatividade, ao incentivar talentos emergentes e inovação estética.
Para a edição 56, a Casa de Criadores programou 33 desfiles, em duas sessões diárias, com estilistas consagrados e emergentes. Fábia Bercsek retorna ao evento apresentando coleção desenvolvida sob o conceito de design circular e com peças criadas pela técnica do upcycling. É o desfile dela que abriu a programação, na noite de ontem, 22 de julho.
A Santista Jeanswear fornece tecidos usados por 15 estilistas do line-up. Entre os tecidos cedidos, a empresa destaca o denim de alta performance Re Power Denim, usado nas coleções de Ken-gá e Le Benites. O artigo traz na composição o fio de poliéster reciclado Repreve, fabricado a partir da recuperação de garrafas PET descartadas.
Na programação paralela, a CdC 56 realiza duas exposições de moda, no lugar de desfiles. Uma do estilista Sérgio Goulart, que apresenta cinco looks cada um inspirado em um estilista da alta-costura do século XX, desenvolvidos com técnica autoral baseada em formas matemáticas. A outra é do coletivo Vou Assim, com a mostra Transmuta, que explora o que denomina de transmutação têxtil como linguagem artística, conectando sustentabilidade, política e identidade.
DESAFIO SOU DE ALGODÃO
Com foco na renovação da cena criativa, a CdC 56 lança o 4º Desafio Sou de Algodão. Trata-se de concurso voltado a recém-formados em moda de todo o Brasil realizado em parceria com a Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão). O vencedor receberá R$30 mil e vaga no line-up da edição seguinte do evento.
Guilherme Dutra foi o vencedor da 2ª edição do concurso e apresenta o desfile-solo na nova edição da CdC56. Lucas Caslu é outro talento revelado pelo desafio que faz desfile no evento.
ESTILISTAS USANDO SANTISTA
São 13 marcas que incorporam tecidos da Santista nos desfiles da CdC56. Além de Ken-gá e Le Benites, também Berimbau Brasil; Dellum; Guilherme Dutra; Guma Joana; Mônica Anjos; Nalimo; Plataforma Açu; Studio Ellias Kaleb; Sukeban; UMS 458-LL; Visén; Vittor Sinistra; Yebo.
foto: divulgação (Visén CdC55 usa tecido da Santista )