A recomendação é seguir praticamente as mesmas orientações aplicadas ao jeans super elastizado.
De modo geral, as orientações de corte e costura para o denim malha/moletom se assemelham às aplicadas ao jeans elastizado, particulamente, ao super stretch. Para este especial, o GBLjeans consultou tecelagens e marcas, agrupando uma série de dicas para aqueles que estão começando ou avaliando incluir modelos feitos com esse tecido nas próximas coleções. Os principais cuidados têm a ver com ajustes de modelagem, tipo de agulha, fechamento do entrepernas e posicionamento dos travetes.
“O melhor é iniciar por um estudo de modelagem que evidencie a anatomia natural do corpo (em especial nas silhuetas justas). Também deve haver atenção para articulações e leve arqueamento de membros”, destaca Maurício Lobo, consultor de moda e estilo. Como são tecidos altamente elásticos, a modelagem deve considerar essa flexibilidade para definir a grade. Seguem as dicas:
:: Deixar o tecido descansar por cerca de 24 horas antes do corte
:: Enviar para costura logo após o corte.
:: Por se tratar de artigos que têm uma construção diferenciada e com muito stretch, é aconselhado cuidado nas etapas de corte e confecção das peças, para que suas principais qualidades sejam mantidas. É importante que a costura seja sem tensionamento, evitando assim que o tecido alongue demais.
:: Maquinário ajustado para tecidos leves ou malha.
:: Na costura, utilizar linha mista ou 100% poliéster.
:: Tipo de agulha: ponta bola fina.
:: Fazer costura dupla ou rebatida.
:: Usar ponto corrente em todas as costuras que exijam flexibilidade, a fim de que a costura acompanhe a elasticidade do tecido.
:: Ajustar densidade dos pontos (o número de pontos por centímetro deve ser adequado para um tecido com elastano) e ajustar pressão dos maquinários (em especial no entrepernas e nas laterais, para não franzir).
:: Posicionar os travetes sempre em partes duplas, sem ultrapassar estes pontos. A quantidade dos pontos a cada batida do travete deverá ser menor em relação ao jeans tradicional. Recomendável colocar reforço embaixo do travete.
:: Manter o fio de toda a peça na mesma posição: frente, traseiro, espelho, pala, bolso, etc.
:: Evitar misturas do denim malha com tecido plano.
:: Evitar pespontos duplos, principalmente em bordas.
:: Evitar costuras abertas.