Tecidos diferenciados requerem investimento em equipamentos e na aplicação de técnicas industriais
Novas texturas em relevo, efeitos ringados, maquinetados caracterizando desenhos abstratos ou geométricos, como xadrezes, são técnicas de produção industrial que facilitam as composições baseadas em sobreposições de tecidos e materiais, como vem pedindo a moda. As tecelagens investem para multiplicar as opções de produtos.
A Vicunha vai incrementar a linha de maquinetados na próxima coleção, com a inclusão de cinco novos artigos, informa Alexandre Correa, gerente de produção da empresa.
A Cedro, que há três coleções traz tecidos maquinetados no book, decidiu ampliar os recursos técnicos no primeiro semestre deste ano, quando comprou novos teares e maquinetas. “Entendemos que tecnologia e tendência andam juntas na moda. Para atender aos anseios do mercado, é imprescindível investir em pesquisa e em novos equipamentos”, considera a gerente de produto de moda, Cássia Silveira. A empresa adquiriu máquinas que dispõem de software para criação personalizada de trama e urdume. Segundo a gerente, a demanda por esses produtos aumentou 18%, sem informar o volume representado pela linha de maquinetados.
“Na hora de desenvolver, trabalhamos com a construção de novas estruturas aliada ao toque, peso e caimento. Assim, conseguimos conferir exclusividade aos nossos produtos”, afirma a gerente. No mix para o próximo verão, a empresa oferece o Cedrocotelê 8 e 9 oz, que apresenta o aspecto de cotelê bem marcado, regular e não regular. Além dos Cedrowin 7 oz, Cedrojade 7 oz, Cedroperola 8 oz e Cedrocoral stretch 8 oz, construídos com canaletas nos sentidos vertical e horizontal. Cássia explica que para realçar esses tecidos, a dica é utilizar o tingimento vintage, que valoriza a estrutura do tecido enquanto realça os contrastes.
A Santista também incrementou o mix de maquinetados, acirrando a concorrência. Há duas semanas, a empresa anunciou novidades para a coleção do verão 2008. São quatro novos produtos em puro índigo.
Entre os novos produtos apresentados ao mercado no início do mês, a Horizonte Têxtil destaca Alaya, Domus e Ville que têm em comum as canaletas verticais, enquanto o Big Manga tem desenho quadriculado hipstop na construção. “Investimos em maquinetados porque acreditamos que, por terem baixo custo e estruturas diferenciadas, esses tecidos são soluções condizentes com a nossa realidade econômica”, acrescenta a gerente de produtos da tecelagem, Monika Debassa.
Para o inverno 2008, entre os lançamentos anunciado está o Malte Antique, com desenho maquinetado xadrez, da linha Interage.
Desde o ano 2000, quando criou a linha DUO, a empresa aposta, também, em sarjas espatuladas de cores dupla face, em duas bases diferentes. De um lado, a superfície é desbotável e do outro, firme. O DUO Cross é uma tela com fio flamê, enquanto o DUO Nagô tem canaletas verticais, construída para sobressair depois das peças lavadas e lixadas.
Já a Canatiba, que não trabalha com tecidos estampados, volta o foco para a linha Experience, composta por tecidos maquinetados. “É uma linha fashion, que serve como diferencial para a coleção. Trabalhamos os maquinetados no brim e no denim”, explica Marli Vernelli Guth, gerente de marketing da empresa.
Entre os efeitos de construções especiais, a tecelagem lançou o denim cujo avesso tem listras tecidas em tons constratantes.
foto: divulgação