Mais visitada que em maio do ano passado, a Denim by Première Vision de inverno pode refletir apenas mudança de endereço ou a retomada dos negócios na Europa. Também veja os destaques de moda compilados para o jeans pela feira.
A primeira edição da Denim by Première Vision em Barcelona, na Espanha, atraiu 4,47 mil visitantes. Segundo a organização, 5% a mais que o público registrado em maio do ano passado, quando o evento ainda era realizado em Paris. Cem expositores mostraram lançamentos para o outono/inverno 15-16 da Europa, durante dois dias – 21 e 22 de maio. Quase metade dos estandes era de fabricantes de tecidos, outros 23% foram ocupados por prestadores de serviços, como PL, confecções e lavanderias. Mais 220 correspondiam a fabricantes de aviamentos, como botões e etiquetas, e o restante ocupado por fabricantes de máquinas, de fios e fibras, desenvolvedores de tecnologia para o setor.
A partir dos lançamentos apresentados na feira, a equipe de estilo da Première Vision montou a área dedicada a informações e orientações da moda da estação no centro do pavilhão principal, com artigos selecionados de acordo com as diretrizes previstas. O tema que permeou o evento foram os jogos de cartas. Em função dessa escolha, atribuiu quatro rumos como se fossem perfis de jogadores contumazes: The Expert, The High Roller, The Nimble One e The Provocateur.
De modo geral, apesar de ser a estação fria, no jeans a previsão é de moda quente, com toque macio e aveludado, tecidos flexíveis mas densos, lavagens e acabamentos em evidência. Nos tecidos, os efeitos de trama reais ou falsos (feitos à laser, por exemplo) representam um dos destaques apontados pela área de tendências, entre os quais o broken twill (sarja interrompida, dando efeito de ziguezague na horizontal da base).
As listras continuam pelo inverno, evitando composições tradicionais. Podem aparecer em conjuntos fechados, com listras mais grossas combinadas a outras bem finas; podem ganhar textura, como veludo cotelê ou superinfladas; podem receber efeitos que interrompem a faixa com lixados. Variações de azul prevalecem nos tingimentos, com espaço para o preto e a combinação dos dois.
O black tem espaço garantido no inverno dos aviamentos: metalizados, laqueados, em couro, bordados, com ou sem reflexo metálico, de efeito marmorizado. Uso de cristais, pedras com formato e brilho de diamante também são apontados como direções a serem consideradas. Botões continuam pintados, descascados nas bordas, texturizados, martelados, com relevo, flocados.
Não há recomendação predominante para os efeitos de lavanderia. Rasgos, puídos, patches, efeitos borrados, manchas, estampados por laser, queimados, truques de luz e sombra, sobretingimentos, efeitos difusos compõem o cardápio de efeitos dessa temporada, como a de outras. O jeans também pode ser pouco lavado ou quase raw. Praticamente desapareceram os marmorizados, os degradês, os ombrés e similares. Apesar de discreta, a sarja colorida marcou presença em tons fortes, com jogo de desbote e efeitos produzidos em lavanderia.
GALERIA DE FOTOS
- Foto 1
- Foto 2
- Foto 3
- Foto 4
- Foto 5
- Foto 6
- Foto 7
- Foto 8
- Foto 9