Aplicação vale para calças, jaquetas, bermudas, que podem ser completamente recobertas ou trabalhar detalhes
Bolsos, cós, barras e costuras ganham detalhes dourados, prateados, perolados ou em ouro envelhecido. Vale metalizar tudo: calças (as skinnies resistem), jaquetas, macacões, bermudas e minissaias.
No inverno 2008, as lavagens de base, explica Marcelo Lobo, engenheiro de processos da Comask, são o denim descarregado (ou délavé suave), black denim, black acinzentado e tons amaciados. A sobriedade guia também as estonagens, os lixados e os puídos para aplicações localizadas. Porém, o que se revela são as nuances metalizadas nesses efeitos, dando um ar de ferrugem ou fuligem às peças, conta Lobo.
Às vezes, peças inteiras são cobertas. Para obter esse resultado, é necessário o uso de um pincel especial. “O processo é todo manual e leva cerca de 30 minutos, quando é aplicado em calças”, esclarece o engenheiro. Segundo ele, o maior cuidado a ser tomando para trabalhos com esse efeito é na hora do forno.
A fixação da resina metálica exige que a peça fique um período que pode variar, dependendo do fornecedor, entre 20 e 30 minutos no forno aquecido a uma temperatura média de 150 graus. O engenheiro lembra que se o tempo for inferior ao ideal, não há fixação do glitter e se for maior, a fibra do tecido ficará comprometida.
Nos últimos meses, a Comask recebeu aproximadamente 30 mil peças para processar algum tipo de efeito metálico. Desse total, 90% dos trabalhos foram feitos em calças, sendo 80% no modelo skinny.
A lavanderia atende marcas como Zoomp, TNG, M.Officer, Calvin Klein e Levi´s, só para citar alguns dos maiores clientes. Karina Leme dos Santos, coordenadora de estilo da lavanderia, afirma que Zoomp e TNG foram as marcas que mais apostaram na tendência metalizado, sobretudo, para o verão 2008, em peças como bermudas, macacões e minissaias.
fotos: reprodução
[/ihc-hide-content]