Nova CEO Laura Weir elimina taxas, expande calendário e foca em inclusão, sustentabilidade e atração internacional.

Sob nova direção, a London Fashion Week redesenha futuro da moda britânica a partir de 2025. À frente da liderança do evento desde abril quando assumiu como CEO do BFC (British Fashion Council), Laura Weir promoveu mudanças profundas no modelo de negócios, com impacto direto sobre designers, investidores e o posicionamento global da moda britânica a partir da edição programada para 18 a 22 de setembro.
A medida de maior impacto da gestão de Weir foi a eliminação das taxas de inscrição para estilistas que são membros do BFC e participam do calendário oficial da London Fashion Week, considerado um alívio financeiro significativo, especialmente para marcas emergentes a partir de 2025. Com essa decisão implementada, o número de marcas na programação oficial de setembro que envolve os desfiles das coleções de primavera-verão 2026 aumentou em 18%. O calendário provisório aponta para quase 100 desfiles na próxima edição, com foco em diversidade criativa e inclusão regional.
Para ampliar a visibilidade internacional do evento, o programa de convidados (LFW Guest Programme) teve seu investimento dobrado, de modo a trazer mais imprensa e compradores de fora do Reino Unido.
Em paralelo, o BFC cancelou a edição masculina de junho da LFW, com o intuito de reduzir a fragmentação do calendário. Ao mesmo tempo, estabeleceu ações internacionais como o showroom “London show ROOMS” em Paris.
TALENTOS LOCAIS
Outra frente estratégica anunciada envolve a prorrogação por mais 3 anos do programa NewGen e novos critérios ambientais. A partir de setembro, a LFW proíbe nos desfiles o uso de peles exóticas, como de jacaré, cobra píton e lagarto.
O BFC também aproveitou a reformulação da LFW para anunciar o lançamento do Fashion Assembly, programa liderado pela crítica de moda Sarah Mower que vai levar designers britânicos reconhecidos a escolas de moda localizadas fora de Londres, como Manchester ou Liverpool. Trata-se de uma iniciativa contínua de educação, pela qual designers de sucesso atuariam como embaixadores e mentores em escolas por todo o Reino Unido, incentivando e capacitando a próxima geração de talentos da moda.
foto: divulgação