Dez marcas contam como a aceitação de lojistas e consumidores estimulou o desenvolvimento de mais modelos para a nova estação.
Como acontece com todo lançamento de uma base de construção diferenciada, a adesão ao artigo segue um script de avanço gradual que vai até a ponta, vencendo a resistência inicial dos lojistas. Geralmente, o consumidor brasileiro está mais disposto a experimentar. “Tivemos um pouco de dificuldade no início, era um produto muito novo e alguns lojistas não entenderam bem o conceito, principalmente por se tratar de masculino”, analisa Rachel Nascimento, da área de criação e desenvolvimento do grupo Dudalina, responsável pelo estilo da Base masculina.
O fato de outras marcas anunciarem seus lançamentos nessa área ao mesmo tempo acabou por ajudar a alavancar as vendas do produto, aponta a estilista. Em outras nove marcas consultadas pelo GBLjeans para esse especial, a estratégia foi semelhante. Começar com um ou dois modelos para avaliar a aceitação, difundir o conceito principalmente no quesito conforto, aprender a trabalhar com o produto, para em seguida ampliar a oferta de modelos, que é o que está previsto para o inverno 2015.
A seguir, confira os planos de dez marcas: Base, Ravely, Spatium, Vida Livre, Loors, Di Collani, Damyller, KNT, Loony e YCK’s.
BASE
De acordo com Rachel Nascimento, estilista da Base, a primeira peça lançada é uma bermuda masculina dentro da coleção do verão 2015, que chegou ao varejo no mês passado. Outro modelo de bermuda será incluído na coleção de alto verão. “Características como toque e conforto são os principais motivos para a aceitação do produto”, afirma Rachel. Em pleno desenvolvimento do inverno 2015, a Base planeja lançar mais uma bermuda, além de dois modelos de calças e um de jaqueta. Também a linha feminina da marca ganhou uma calça no verão. A produção do jeans da Base é própria, realizada na fábrica que o grupo tem Terra Boa, cidade próxima de Cianorte, no Paraná. Apenas a parte de lavanderia é terceirizada.
RAVELY
A marca começou pelo verão masculino, com o lançamento de uma calça e uma bermuda para experimentar. “É uma linha de produto que propõe um shape mais amplo e, sem dúvida alguma, que o conforto é o principal diferencial desse produto”, entende Lelo Souza, coordenador de estilo do grupo Ravely. No alto verão, conta ele, a linha foi ampliada e estendida para o feminino com calças feitas no mesmo material, de modelagem um pouco mais seca, além de shorts e minissaias. “Também estamos introduzindo uma linha de malha colors que seria o mesmo produto, porém, colorido”, adianta o estilista.
LOONY
Para sua tradicional linha feminina de jeans, a Loony estreou no inverno 2014 com modelo skinny, sem zíper, quase uma legging, que encontrou boa aceitação. Tanto que para o verão acrescentou outro modelo skinny, com zíper e visual tradicional, outro modelo em calça com pedal, shorts e bermuda biker, cada um em bases diferentes, uma delas em PT (pronto para tingir), conta a estilista da linha feminina da marca, Lúcia Freire. A equipe está testando outros modelos para o inverno 2015. “O intuito é prover conforto, escapando do apelo esportivo”, diz ela. Por causa das características do tecido um pouco mais pesado, o cuidado é de pensar modelagens que não engordem as mulheres, nem revelem eventuais marcas de celulite em cortes justos. A coleção de verão com a qual relançou sua linha masculina, a Loony incluiu denim malha/moletom também para os rapazes, informa Maurício Lobo, que foi o responsável pelo desenvolvimento dessa coleção. São modelos de calça slim, que receberam diferentes lavagens.
KNT
Estréia com o denim malha/moletom no inverno 2015, lançando um modelo de calça e outro de bermuda para mulheres, enquanto para os homens desenvolve uma jaqueta, conta a estilista da marca, Patrícia Valério. Segundo ela, nessa primeira investida a idéia foi trabalhar o jeans com visual limpo, sem muitas intervenções realizadas em lavanderia. A coleção chegará às multimarcas em dezembro, informa Patrícia.
LE RÊVE
A marca do grupo Loors lançou um modelo de shorts em duas bases, uma delas estampada e a outra em tingimento azul, levemente estonado. A expectativa em relação às vendas é grande porque os produtos chegam às lojas esta semana junto com o verão. “A idéia é sentir a aceitação do público para depois pensar no desenvolvimento de outros modelos para o inverno”, diz Luana de Carvalho, do marketing do grupo.
YCK’S
Aproveitando a experiência da Comask, dona da marca que trabalhou os primeiros modelos no inverno 2013 com tecido importado, a YCK’S colocou em linha modelos de calça e jaqueta masculinas. Atualmente, segundo a empresa, a Comask está em fase de pilotagem de cerca de 20 peças para clientes diferentes.
DAMYLLER
Lançou o primeiro modelo em denim malha/moletom no inverno de 2014 – uma skinny feminina em comercialização na rede de lojas da marca. “Para os próximos meses, produziremos mais dez modelos”, antecipa a marca.
DI COLLANI / JEANSERIA
De acordo com Vanessa Covolan, estilista da empresa de moda feminina, as duas marcas estrearam no inverno 2014 e para o verão 2015 lançaram 30 modelos cada uma, entre saias, shorts, calças (skinny e flare) e jaquetas, embaladas pela boa aceitação encontrada no canal multimarcas.
LONA AZUL (grupo dono da Vida Livre, da Fico e da Dádiva)
Em fase de desenvolvimento de coleção, a Dádiva deverá lançar de três a cinco modelos de calças femininas para o inverno 2015, quando começa a disputar esse segmento, explica Gisa Goulart, estilista do grupo Lona Azul. Um deles será uma skinny, em denim quase raw, de cintura mais alta e cós largo.
SPATIUM / CARIDON
As duas marcas controladas pelo grupo Irmãos Nogueira Gontijo têm coleções para os públicos masculino e feminino. Contudo, a primeira incursão pelo denim malha/moletom ficou restrita à linha para mulheres com dois modelos de calça da Spatium e um da Caridon para o verão 2015, explica Julia Cabral, gerente de marketing da empresa. O grupo fica sediado em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, e responde pela produção integral das duas marcas.
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