New York destaca modelos volumosos e o denim white

A semana que abriu a temporada de desfiles da Primavera-Verão 2011 internacional ressalta o jeans e sua mistura com outros tecidos e estilos

Encerrada no último dia 16, a New York Fashion Week apontou algumas das fortes tendências em denim para o verão 2012 brasileiro. Na primeira semana de moda da temporada de Primavera-Verão 2011 internacional o colorido teve lugar garantido, assim como o branco e os shapes folgados, além de looks total jeans.



Misturando o denim com diferentes tecidos e garantindo a aparência recortada que já é vista nas passarelas há algumas estações, modelos modernos juntam o jeans a materiais sintéticos, emborrachados e ao couro, dando um aspecto quase futurista às peças, onde o tom de índigo se sobressai.




Os looks em total denim não abandonam o centro das atenções, e as combinações entre tecidos da mesma lavagem e tonalidade apareceram com maior freqüência nos desfiles. Seguindo essa linha, um número maior de marcas apostou em peças inteiras confeccionadas no artigo, e vestidos cortes e modelagens variados, além de macacões, como o tomara-que-caia da G Star, ganharam destaque.

 

As camisas em denim seguem no foco da moda, e ganham novos beneficiamentos e detalhes, como na lavagem suja de aparência militar da Diesel Black Gold e nos efeitos de reserva aplicados na peça da coleção de Charlotte Ronson.



Dominando os guarda-roupas feminino e masculino, o branco reafirma a sua presença no mundo do jeans, e aparece em diferentes modelos e modelagens nos dois segmentos. Calças, jaquetas, coletes e casacos da cor também aparecem combinados em alguns casos, e os looks “total white denim” começa a ganhar força entre as tendências do verão.

As lavagens resinadas também entram no white denim, e destacam detalhes amassados, metálicos ou de reserva nas bases escuras.



Obedecendo ao clima quente da estação, os shorts chegam em diferentes tonalidades e modelagens, que vão das curtas e justas às volumosas com cintura alta. Efeitos sujos, de bigode e desgastes estão entre os principais, e processos resinados ajudam a manter a cor firme ou dar aparência emborrachada no denim. Lavagens em tons militares também estão entre os destaques.



Para os homens, bermudas acima do joelho com corte reto foram ressaltadas, e tingimento escuro ou em tom coral aparecem como aposta junto com efeitos puídos em bases de azul claro.


As saias ganham comprimentos e modelagens variados, e estilos volumosos e justos se contrapõem nos desfiles. Zíperes deslocados aparecem como destaque nas peças que, em alguns casos, contam com bolsos funcionais.


Cortes de alfaiataria também chegam com força na estação, e blazeres e casacos compridos têm lugar garantido na temporada. O denim brilhante, com poliéster na composição, é um dos mais usados para esse tipo de modelo, e lavagens em tons terrosos aparecem pontualmente.



As jaquetas femininas aparecem mais justas e escuras e ganham trabalhos resinados para aparência molhada ou mistura de denim e couro, além de versões em branco.

Para os homens as tonalidades são mais claras e sóbrias, e os tons militares, além do black, invadem os modelos, que ressaltam características biker.



O denim colorido é pontual na estação, e tons de azul vivo, amarelo e verde são os destaques.




O modelo boyfriend mantém sua posição de sucesso no segmento feminino, e ganha novos detalhes que diferenciam a peça, como gancho mais baixo, barra mais curta ou lavagens mais agressivas.


Pouco visto nas últimas temporadas, o modelo flare esboça um retorno, abrindo espaço para modelagens mais volumosas também na parte dos quadris, que prometem ser a nova onda no verão 2012.

fotos: divulgação