Com as minissaias em declínio, modelos midi retornam, exigindo cuidados com aspectos de caimento e fluidez
Para as próximas temporadas, as minissaias reduzem participação nas coleções, cedendo espaço para modelos de saias longas, com comprimento na altura dos tornozelos ou mesmo praticamente arrastando no chão. Mas as novas saias longas em denim não têm nada de sem graça. Os estilistas podem brincar com texturas e silhuetas. No entanto, terão pela frente o desafio de encontrar o equilíbrio entre peso, movimento e proporção.
São volumes controlados em peças que evitam aspecto pesado ou excessivamente rígido. De saída, as novas saias longas dependem diretamente da escolha do tecido. Pedem artigos de denim de gramatura leve, ou de maior flexibilidade ou, ainda, de combinação do algodão com outras fibras têxteis, como o liocel.
Nesse retorno das saias longas, predominam lavagens limpas e índigos médios como base de coleção. O cuidado maior está no desenvolvimento técnico e na inteligência de design.
Nos desfiles internacionais do pre-fall 2026, algumas marcas lançaram modelos de saias longa em denim como a Dior, a Balenciaga, a Juun, a JW e a Sacai.








