Entre as direções apontadas, os especialistas Bia Aidar e Maurício Lobo destacam as camisas em denim femininas e as calças em corte arc para os homens
Durante o Senac Moda Informação realizado na quinta-feira, 23, com as tendências para o inverno 2013, Bia Aidar e Maurício Lobo apresentaram as recomendações para o desenvolvimento de jeans, feminino e masculino. Eles afirmaram que as apostas pendem fortemente para as camisas em denim femininas e para as calças masculinas com corte arc. Para o inverno, eles destacaram a retomada do uso de look total denim, combinando calça, com camisas e jaqueta, mas escapando do visual conjuntinho, sem a mesma lavagem para todas as peças.
Para o setor feminino, Bia Aidar reforçou que além das camisas, coletes e vestido chemisier, como peças com apelo comercial certo. As camisas seguem shapes quadrados, ajustados, western, ou de formas amplas, em tons suaves, com detalhes de aplicações como tachas, spikes, babados e a renda que segundo Bia é o destaque das combinações.
Mauricio Lobo explicou que as calças arc para os homens são uma alternativa mais comercial da modelagem alicate, que poderia quebrar a resistência do consumidor brasileiro. “A calça alicate é uma das mais confortáveis que tem, mas a aparência não agrada muito ao consumidor. A arc é uma suavização dessa aparência, mas com o mesmo aspecto confortável”, comenta. Além da calça arc, Maurício aponta as lavagens intensas e com muitos processos e detalhes.
A cartela de cores para o segmento de jeans continua apoiada no tom de vinho como cor chave para o inverno 2013, presente em calças femininas e masculinas em sarja, podendo até aparecer em denim amaciado. Ao lado do vinho, tons avermelhados e denim delavê. Os tons escuros estão reservados para o jeans masculino, aliados a lavagens agressivas, muito estonado e aplicações mais suaves de spikes e couro.
#O que ficou do verão
O toque vintage dado ao denim e as sarjas coloridas continuam em alta para o próximo inverno. O setor feminino continua com as calças flare e skinny como peças-chave. Os shorts sobrevivem com aspecto rasgados, detonado e com aplicações de materiais como tachas, brilhos, além de estamparias sobrepostas, como no caso da renda. Mauricio Lobo apontou as calças slim e skinny como peças fundamentais para o guarda-roupa masculino, acrescentando combinações com as camisas e blaser jeans.
fotos: GBLjeans