Tanto em denim quanto em sarja, as próximas temporadas incentivam escapar das calças e dos shorts, explorando o tecido em tops e outras formas menos óbvias.
Para o inverno 2017, as novidades em denim e sarja definitivamente escapam da parte debaixo do figurino. Calças, shorts e bermudas podem ser inevitáveis nas coleções, mas, as marcas de jeans deveriam aproveitar o bom momento do produto na moda e explorar outras vertentes para o tecido. Para as mulheres, as oportunidades cruzam o caminho de saias, mais minis que longas, no lugar dos shorts; de vestidos, recorrendo às novas safras de tecidos com elasticidade, mistura de fibras, leves e pesados; de camisas, coletes, casacos e blusas. Também para os homens, o jeans se mostra mais forte para a parte de cima do look.
Esse foi o principal recado deixado pelas palestras dos consultores Bia Aidar e Maurício Lobo durante a edição de inverno 2017 do Senac Moda Informação, evento de meio dia organizado pela regional da capital paulista do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Realizada na quarta-feira, 24 de agosto, a sessão de palestras contou com Bia para o jeanswear feminino, e Maurício para o masculino em geral, incluindo o jeans.
Se o inverno feminino pede formas mais amplas, encontrando resistência entre a maioria das consumidoras brasileiras que prefere cortes justos ao corpo, Bia recomenda que as equipes de estilo das marcas se preocupem com o equilíbrio de proporções. De forma que a mulher pode usar uma jaqueta oversized sobre um vestido justo, cita como exemplo a consultora.
Camisas, coletes e jaquetas alongados estão entre as confirmações encontradas por ela no mercado internacional. Camisas podem ter 90 cm de comprimento, e jaquetas, 66 cm, aponta Bia. O jeans decorado com bordados feitos à máquina ou pela aplicação de patches, de preferência, feltrados, destacou a consultoa.
O mesmo conceito vale para o guarda roupa masculino, ressaltou Maurício Lobo. As camisas são mais longas, com a parte de trás mais comprida que a frente, e trabalham com detalhes, especialmente em golas, que podem ser removíveis ou em corte gola de padre.
Detalhes também emprestam novo visual a calças, camisetas, camisas e jaquetas, como as texturas obtidas pela aplicação localizada de nervuras, em ombros, joelhos e mangas, além de muitos zíperes e recortes, destaca Maurício. Sobreposição de peças continua no inverno.
GALERIA DE FOTOS
- Foto 1
- Foto 2
- Foto 3
- Foto 4
- Foto 5
- Foto 6
- Foto 7
- Foto 8
- Foto 9
- Foto 10
- Foto 11
- Foto 12