Vicunha lança índigo com estampa em linha regular e altera processo industrial dons brins; a Horizonte aposta nos detalhes e a Santanense, nos acabamentos
Apontados como tendência para as próximas coleções, especialmente no verão de 2009, os tecidos estampados começam a ganhar atenção especial por parte de alguns fabricantes brasileiros de denim e brins. As empresas vêm reforçando as linhas de estampados, dando novas possibilidades às confecções que, agora, podem comprar esse tipo de produto sem pedidos especiais, como exigia a maior parte dos fornecedores.
Com lançamento previsto para dezembro, a Vicunha anuncia que, pela primeira vez, terá índigo estampado em linha regular. “Antes, só estampávamos esse tipo de tecido sob encomenda. Agora, teremos duas opções, nas quais os efeitos ficarão do lado direito do índigo, dando mais destaque nas peças”, conta Alexandre Correa, gerente de produção da empresa.
A tecelagem também inovou na área de brim. Desde a coleção de inverno 2008, a Vicunha, que já conta com uma linha de brins estampados composta por dez modelos, recorre a um novo conceito industrial pelo qual os tecidos estampados são trabalhados com tingimento, ao invés de estamparia. “Isso possibilita mais efeitos em lavanderia e, também, conseguimos desenvolver novas cores que não eram possíveis com estamparia”, explica Correa.
Com 10% a 15% de cada coleção representados por tecidos estampados, a Santanense é outro fabricante que se prepara para a chegada dessa tendência no Brasil. A empresa já investia nesse tipo de tecido e, agora, dá novo passo com o uso de novas resinas e aspectos de tinta, como perolado, encerado e de couro, que farão parte da próxima coleção, informa Eleonora França, gerente de marketing da empresa. A Santanense faz, ainda, estampas especiais sob encomenda, observa a executiva.
A Horizonte Têxtil acompanha o movimento e investe na diferenciação das sarjas, oferencendo um mix bastante amplo. Para o verão 2008/9, a empresa aposta em sarjas 100% algodão, com estruturas variadas e estampas em florais, tendo apresentado quatro novos produtos, na primeira quinzena de outubro: o Alaya 9 oz e o Big Manga 4 e 5 oz, indicado para calças e jaquetas; além do Domus e do Síria 4 oz, para camisa e detalhes.
Monika Debassa, gerente de produtos da Horizonte, lembra que a empresa criou, em 2004, a linha Interage, na qual todos os produtos são voltados para trabalhos de lavanderia e têm diversas bases nos acabamentos, entre as quais os estampados Print Antique e Print Stone. Outro artigo que vai na onda das estampas é o Sirus Reserva, um maquinetado em listras preparado em PT (pronto para tingir), com estampas invisíveis que só serão reveladas após o sobretingimento da peça em lavanderia.
As estampas variam entre listras náuticas, florais havaianos, manchas e camuflados. “Fica a critério do cliente dar a cor, uma vez que cada uma revela em diferentes graus de tonalidade, possibilitando uma exclusividade no acabamento da estampa”, esclarece Monika.
Na categoria maquinetados, o destaque fica com o Malte Antique, pelo seu desenho xadrez e estrutura que se valoriza após o desbote em lavanderia. O produto é uma opção para calças, bermudas, jaquetas e detalhes como bolsos, cós e avessos.
De acordo com a executiva, a criação de estampa personalizada promete se tornar o grande boom do próximo inverno. Os tecidos são indicados para a confecção de forros para bolsos e jaquetas, além de outros detalhes estampados nas peças. A linha Capri Pocket, como é conhecida, é um tricoline de algodão com estampas sobre o fundo PT, que se impregnam de novas cores quando tintos em lavanderia junto com sarjas PT ou nos desbotados com jeans. Também podem ser usados em peças que não sejam beneficiadas em lavanderia, pois tem características de estampa firme.
No mercado internacional, começam a multiplicar as opções em estampado, principlamente, entre as tecelagens chinesas.
fotos: divulgação