Estilo de Vicunha, Santista e Cedro sugere valorizar a bagagem acumulada ao desenhar a nova estação.
Mais que novas modelagens, o verão 2024 do jeans cede ao revival criativo. A pesquisa de estilo de três grandes fabricantes brasileiros de denim e sarja sugere às marcas valorizar a bagagem acumulada ao desenhar, e produzir, a nova estação. Das apresentações de Vicunha, Santista e Cedro durante a semana de lançamentos emergiu a moda cíclica que percorre muitas direções.
VICUNHA
“A proposta da Vicunha esse ano é (Re)Inventar em todos os sentidos, incentivando novas formas de fazer, produzir, vestir, consumir e ressignificar a moda”, resumiu Lorena Botti, coolhunter da Vicunha. Para o verão 2024, o estilo definiu duas macro-trends que sugerem o revival: Novas Narrativas e Pós-Dopamina. De cada uma deriva uma série de possibilidades. Passa pelo Quiet Luxury, inspirado na década de 1990, às novas necessidades geradas pelo conceito de Smart City.
Ela destaca que as cores intensas continuam na trend Pós Dopamina. “Mas se apresentam nos detalhes e na combinação, e não mais no total look”, observa.
SANTISTA
A pesquisa da Santista abordou os temas Cali Skate, Re-Formers e Future Frontiers. “Nosso fio é o algodão, nossa lente é o azul e nossa tela é o denim, para atuar individualmente e ao mesmo tempo nos conectar ao coletivo, reafirmando que o denim é democrático e para todos”, destacou Sueli Pereira, gerente de comunicação e moda da empresa. A recomendação é analisar as “possíveis conexões que trazem novas perspectivas ao nosso olhar”.
Para dar vida aos temas, a Santista convidou 11 estilistas brasileiros. Participaram do chamado: Tom Martins, Jorge Feitosa (foto galeria), Carlos Castro, Vinicius da Silva Neves, Priscilla Silva, Guilherme Dutra, Leandro Castro, Alexandre dos Anjos, Equívoco Jeans, Ronaldo Silvestre e Yes I Am.
CEDRO
Na Cedro, o verão combina sensualidade e conforto para amplitude de movimentos em coleção batizada de Gerações. A fim de inspirar clientes, a empresa convidou seis estilistas, de regiões diferentes do Brasil, para mostrar a diversidade da moda jeanswear, destacando modelagens, lavagens e efeitos.
Participaram Roniery Gomes, de Minas Gerais; Warley Barbosa, de Goiás; Josenias Junior, do Ceará; Mariana de Vito, do Paraná; Edivaldo Piva, de Santa Catarina; e Miler Morselli, do Espírito Santo.
Entre as interpretações, destaque para a proposta de Roniery (foto galeria), da Sol de Jequi. “Tentei explorar o que o Vale do Jequitinhonha tem de mais importante em termos de cultura e artesanato”, diz o estilista. Na jaqueta over, de aspecto utilitário, as mangas são feitas de tecido de algodão produzido de forma artesanal pela tecelã Marlice. Roniery explica que ela tingiu os fios com casca de mangueira, árvore comum na região, para depois tecer.
Sobre esse tecido ela bordou cenas típicas do Vale do Jequitinhonha como as casas ribeirinhas, o rio, as canoas e as flores.
TENDÊNCIAS
Pela abrangência do jeans do verão 2024, as tendências são muitas mas algumas se repetem nas pesquisas como:
:: “Este conceito (Quiet Luxury) está em alta principalmente na Europa, onde proliferam os looks da regatinha branca com belos pares de jeans premium com diferentes tipos de lavagem, mas sempre com um azul muito profundo”, sugere Lorena Botti, da Vicunha.
:: Cortes de alfaitaria para o denim e para os coloridos. Estética do conjuntinho.
:: Retorno das saias longa em denim; da cropped flare de cintura alta; e do casaqueto quadrado.
:: Ombros marcados; aviamentos em destaque; muitos zíperes e funcionais; cintura marcada; mangas bufantes; grandes florais; golas elaboradas.
:: Cores inspiradas nos tons encontrados em frutas, como o damasco, e legumes, como o verde da polpa do pepino.
:: Acompanhe Trends do Verão 2024 em web stories.
fotos: divulgação
foto: Cedro (Gustavo Marx)
foto: Santista (Marcelo Soubhia)