Marca recorre à técnica trompe-l’œil sobre sarja leve para reproduzir profundidade, contrastes e efeitos tradicionais
Para a coleção Dominus Maris, a marca brasileira Yukio adotou técnica ousada na qual lançou calças que parecem de denim, mas não são. Conforme a marca, o denim surge como construção visual, recorrendo à técnica de trompe-l’œil, usada recentemente por grifes como Balenciaga e Schiaparelli. Produzidas em sarja leve, as criações de denim da Yukio recebem uma estampa desenvolvida para reproduzir com precisão a profundidade, os contrastes e as marcas típicas do jeans tradicional.
Não se trata de efeito digital ou simulação superficial, mas de trabalho pictórico aplicado ao tecido, deslocando o denim de sua função utilitária para um território autoral, ressalta a marca. Na nova coleção de Fábio Yukio, polvos, marlins e degradês inspirados no movimento do mar se integram aos efeitos típicos do denim.
Cada calça é cortada manualmente, inviabilizando corte industrial, aplicação de laser ou processos automatizados. Apenas o corte e a costura de uma única peça consomem mais de cinco horas, sem considerar a etapa de estamparia, explica a marca. Com modelagens que variam das amplas às retas, o jeans da Yukio combina a leveza e o conforto esperados para o segmento de resortwear de luxo. São calças femininas que custam no varejo em torno de R$2 mil cada uma.
RESORTWEAR
Fundada em 2023, a Yukio construiu reconhecimento pelo uso de estampas desenhadas à mão. Também pela proposta no resortwear de desenvolver coleções que evoluem como capítulos de uma mesma história.
Além do mercado brasileiro, a Yukio iniciou atuação internacional com venda em varejistas globais de luxo. Está no portfólio de Bergdorf Goodman, Four Seasons Greece, Bulgari Hotels, Joali Maldives e Bloomingdale’s, cita.
fotos: divulgação






