H&M Foundation retoma prêmio de €1mi

H&M Foundation retoma prêmio de 1 milhão de euros para moda sustentavel

O Global Change Award 2022 busca soluções inovadoras que respeitem os ‘global commons’.

H&M Foundation retoma prêmio de 1 milhão de euros para moda sustentavel
(H&M Foundatio/Divulgação)

Depois de a pandemia de covid-19 ter obrigado a pular uma edição do Global Change Award, a H&M Foundation retoma prêmio de €1 milhão. As inscrições estão abertas e aceitam candidatos do mundo inteiro até 20 de outubro. Diferentemente das edições passadas, a sexta rodada da premiação não tem foco na moda circular e nas mudanças climáticas.

De acordo com a fundação, o objetivo é encontrar soluções que considerem “todos os aspectos dos sistemas de apoio natural da Terra, os ‘global commons’”. A expressão envolve os recursos naturais comuns a todas as sociedades: terra, água, oceanos, clima e biodiversidade.

O desafio envolve o uso de tecnologias para reduzir os riscos de exaustão desses recursos. Também visa obter processos mais limpos de produção, com menos produtos químicos e ciclos de vida mais longos das roupas.

Com a mudança de objetivo, a H&M Foundation retoma prêmio de €1 milhão para alcançar o que chama de moda positiva para o planeta. “Um mundo onde as roupas que usamos não vêm com um preço planetário que não podemos pagar”, afirma a fundação.

A intenção é incentivar, diz, a indústria da moda a alcançar mudanças radicais antes de 2030 e cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

SELEÇÃO

De outubro de 2021 a janeiro de 2022, os especialistas analisarão os projetos inscritos. Em abril de 2022, será o anúncio dos cinco vencedores que vão compartilhar o prêmio de €1 milhão.

Eles também participarão por um ano do programa acelerador de impacto, projetado pela H&M Foundation com a Accenture e o KTH Royal Institute of Technology.

“A indústria da moda precisa urgentemente absorver soluções positivas para o planeta e que mudam o jogo. Queremos ajudar a acelerar esse processo apoiando inovações em estágio inicial e disponibilizá-las para o mercado mais amplo”. A declaração é atribuída a Karl-Johan Persson, membro do conselho da Fundação H&M e presidente do Grupo H&M, em nota à imprensa.