Criado pelo Instituto C&A, premia projetos, marcas e pessoas de destaque em seis categorias.
Interessados em participar da 3ª edição do Prêmio Fashion Futures terão até 18 de outubro para fazer a inscrição de iniciativas que promovam “o futuro da moda mais justo, diverso, sustentável e regenerativo”, descreve o comunicado anunciando o lançamento da premiação. Criado pelo Instituto C&A, o Fashion Futures concede prêmio a projetos, marcas e pessoas de destaque em seis categorias. Ao todo, o instituto concederá R$80 mil aos vencedores.
Na categoria Projetos Sociais na Moda, participam ONGs, negócios sociais e coletivos que mobilizem comunidades em torno de diversidade, equidade, escalabilidade, governança, transparência e inovação no modelo de negócio social. A organização vencedora receberá R$ 50 mil.
Em Inovações e Novos Materiais, o prêmio Fashion Futures avalia empresas, pesquisadores ou universidades que apresentem soluções sustentáveis. O escopo admite projetos como uso de novas matérias-primas ou processo eficiente de descarte e regeneração de ecossistemas na indústria da moda. Para essa categoria, o prêmio destina R$10 mil.
Dentro da categoria Circularidade e Marcas, podem disputar o prêmio Fashion Futures marcas, brechós, empresas da cadeia setorial que estejam envolvidos no desenvolvimento de práticas sustentáveis para a moda. Serão considerados critérios de originalidade, potencial de soluções circulares, apelo comercial, uso de materiais e gestão de resíduos, certificações ambientais e redução da pegada de carbono e escalabilidade. O vencedor leva R$10 mil.
No âmbito de Diversidade, o prêmio reconhecerá marcas que promovam a promoção da inclusão e da igualdade de maneira inerente aos negócios. Também o vencedor dessa categoria receberá R$ 10 mil.
Além disso, a premiação escolherá a Marca de Moda Autoral do Ano entre três finalistas. E fará o reconhecimento público de 50 personalidades que se destacaram no conceito de Fashion Futures ao longo do ano.
SOLUÇÕES
“Nosso objetivo é mais do que nunca celebrar e reconhecer aqueles que estão na linha de frente, transformando a moda com soluções inspiradoras para os desafios socioambientais. Este prêmio não é apenas uma oportunidade de ampliar essas conversas, mas um chamado à ação para moldar um futuro em que a moda seja de fato justa, inclusiva e regenerativa. Juntos, podemos criar uma mudança significativa”, declara Gustavo Narciso, gerente executivo do Instituto C&A, em comunicado à imprensa.
As inscrições estão abertas.
foto: divulgação