Archroma faz corantes com resíduos têxteis

Archroma faz corantes com resíduos têxteis

Nova linha FiberColors chega ao mercado em cinco cores para tecidos de fibra celulósica.

Archroma faz corantes com resíduos têxteis

A Archroma dá mais um passo de inovação ao anunciar a produção de corantes com o mínimo de 50% à base de resíduos têxteis. Nova linha de corantes sulfurosos, a FiberColors pode ser empregada no tingimento de fibras como algodão, viscose, bambu, linho e kapok.Conforme a empresa, os corantes com resíduos têxteis podem ser usados em processos de tingimento contínuo ou por exaustão, no denim, em estamparia ou para tingir roupas.

Ainda conforme comunicado de imprensa, a Archroma requereu patente para a linha FiberColors. São cinco tonalidades que a empresa chama de atemporais: Diresul Fiber-Teak (tons de marrom), Diresul Fiber-Ochre (verde-oliva), Diresul Fiber-Maroon (tons de bordô), Diresul Fiber-Slate (cinza azulado) e Diresul Fiber-Graphite (cinza escuro).

“Depois de criar cores a partir de resíduos de alimentos e ervas com EarthColors, estamos dando um passo adiante na fabricação circular com FiberColors, abordando o enorme problema global de resíduos têxteis e de moda”, declarou no informe à imprensa Heike van de Kerkhof, CEO da Archroma.

BUSCA POR PARCERIAS

A nova linha tem produção na fábrica da companhia na Espanha. Em seu website, a Archroma explica que atualmente pode usar “celulose, poliamida ou suas misturas (com uma pureza acima de 95%) para transformar resíduos em nossas FiberColors”. Os resíduos podem ser virgens ou reciclados. “A matéria-prima residual pode ser de qualquer cor e não precisa ser separada por cor”, garante o fabricante de produtos químicos.

Sobre a origem dos resíduos têxteis empregados na produção, a empresa afirma que busca parcerias com marcas que já têm acesso a sobras pré ou pós-consumo, além de descartes industriais triturados. Também procura classificadores e trituradores que reciclem resíduos, como poeira têxtil e fibras.

No caso de marcas, a parceria requer coleções a partir de 300 mil peças tintas com corantes da nova linha. “Esta quantidade baseia-se na quantidade mínima de resíduos têxteis necessários para criar um único lote de corantes FiberColors”, informa o website da Archroma.