A partir de março, marca começa a produzir a nova linha com modelos de calças, bermudas e shorts.
A Camiseta feita em PET decidiu usar tecido produzido com fios feitos de garrafas plásticas recicladas também na confecção de jeans. Inicialmente, a empresa investe em linha com quatro produtos, de um mix de 12 desenvolvimentos. São shorts; bermudas em denim, masculinas e femininas; um modelo de calça; e um casaquinho, informa a sócia-proprietária, Silvia Prado.
O jeans PET será feito em tecido composto de70% de fios de PET reciclado e o restante de algodão desfibrado, que reveste todo o fio. Assim, reutilizará muito mais garrafas do que as camisetas. Segundo Silvia, a produção de um short tamanho 44 usaria tecido que para ser produzido precisaria do equivalente a dez garrafas de dois litros, enquanto a malha para fazer uma camiseta empregaria duas garrafas de dois litros.
A empresa atua em diferentes etapas do processo. Primeiro recolhe e separa as garrafas por cor e prensa. Nessa hora também faz um trabalho socioambiental, um deles uma gincana que no ano passado envolveu 20 escolas no recolhimento de 15 toneladas de garrafas coletadas pelos alunos. O material é enviado para a Repet, que faz reciclagem de termoplásticos, para ser transformado em fibra e depois é mandado a uma tecelagem, cujo nome não foi revelado. O processo de corte e logística fica por conta da Camiseta em PET, a costura é terceirizada.
Atualmente a empresa tem camisetas tradicionais, baby look, regatas distribuídas em linhas infantil e de adulto, como modelos para meninos e meninas, homens e mulheres. A empresa conta com dez funcionários e 16 revendedores em todo o país, com a comercialização de 15 mil peças por mês. Para o jeans, a expectativa inicial é de vender 6 mil peças por mês. O principal cliente da empresa é a WWF – World Wide Fund for Nature, informa Silvia.
Este ano, entretanto, a Camiseta em PET espera dobrar vendas. Vai deixar de trabalhar com revendedores e atuar no sistema de franquia. Está formatando dez modelos que serão lançados na Feira do Empreendedor, promovida pelo Sebrae entre os dias 20 e 23 de fevereiro. A mudança, depois de seis anos de empresa, e outros dois anos como autônoma, se deve à grande procura no ano passado de interessados na revenda e à necessidade de manter um padrão para a marca, afirma Silvia.
A produção efetiva da linha de jeans deve começar depois da feira. Um pré-lançamento do jeans foi feito em outubro, em uma feira ecológica realizada em Paraty, no Rio de Janeiro, informa a empresária.
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